Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 17/03/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Fim do ICMS no cálculo do PIS e Cofins vai reduzir preço dos veículos, afirma empresário

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Fim do ICMS no cálculo do PIS e Cofins vai reduzir preço dos veículos, afirma empresário

Depois de quase 20 anos em discussão, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última quarta-feira (15) excluir o ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins. Esses dois tributos são pagos por empresas de todos os setores, eles ajudam a financiar a Previdência Social e o seguro-desemprego.

 

Segundo o governo federal, com a mudança da base de cálculo, a Receita Federal deixará de arrecadar mais de R$ 250 bilhões em tributos que estavam sendo questionados na Justiça desde 2003. Montadoras e concessionárias, pro exemplo, que entraram na Justiça deverão ser ressarcidas.

 

O diretor na Guaracar Comércio de Automóveis de Passo Fundo, Celso Menegaz, avalia que a cobrança de imposto em cima de outro era inconstitucional. Destaca que a mudança vai ter um impacto no valor dos veículos, de peças e de acessórios, que deverão diminuir 9,25% sobre o ICMS que está incluído no preço.

 

A queda dos valores também será vista em outros produtos. O empresário explicou que o julgamento foi favorável ao contribuinte. Ressalta que quem estava pagando a mais era o consumidor. O governo deve recorrer à decisão do STF.

 

Conforme Menegaz, já se fala em criação de um imposto sobre o combustível, por ser mais rápido para implantar e para recolher.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Domingo

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas