Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 15/12/2017 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Passo Fundo sobe uma posição no PIB em 2015 e é a 6ª economia mais rica do RS

Rádio Uirapuru
Créditos: Alex Borgmann
Passo Fundo sobe uma posição no PIB em 2015 e é a 6ª economia mais rica do RS

Passo Fundo subiu uma posição no ranking dos 10 municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul em 2015. Passando de 7ª para a 6ª colocação, atingindo R$ 7,8 bilhões, o que representa 2% do PIB gaúcho. Em 2014 o seu PIB era de R$ 7,3 bilhões.

 

Os dados são da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento foi divulgado ontem (14).

 

No topo da lista está Porto Alegre, seguida de Caxias do Sul, Canoas, Gravataí e Novo Hamburgo. Entre as dez maiores ainda estão Santa Cruz do Sul, Triunfo, Pelotas e Rio Grande. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região e representa um termômetro da atividade econômica de um país, estado e município.

 

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, atribui o crescimento do PIB, em torno de 5 a 6%, a alguns setores da indústria que, mesmo em momentos ruins, conseguiram se manter aquecidos, essencialmente a indústria alimentícia, na qual pode ser enquadrada a BSBIOS porque trata de biocombustível.

 

Outra razão é a matriz diversificada da economia, que possibilita que o setor de serviços e comércio indo bem alavanquem a economia local, incrementando o PIB de forma geral. Conforme o levantamento, Passo Fundo tem 2,5% do Valor Adicionado Bruto (VAB) de Serviços do Estado, ocupando a quarta posição.

 

O secretário Carlos Eduardo ressaltou que no PIB de 2016 muitas cidades terão uma retração importante nos seus PIBs, mas para Passo Fundo a expectativa é de que continue tendo um crescimento vigoroso, comparado as outras cidades e a economia nacional. O secretário acredita que a cidade possa até galgar a quinta ou a quarta posição do ranking.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Tchê Liga

com Lucas Brasil

Quarta-Feira

das 05:00 às 07:00

ouça ao vivo



Você acha justo que igrejas e clubes de futebol tenham isenção ou redução da carga tributária?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas