Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 04/02/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Carros elétricos e híbridos vão pagar menos impostos neste ano no Brasil

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Carros elétricos e híbridos vão pagar menos impostos neste ano no Brasil

Recentemente o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços anunciou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para carros elétricos e híbridos.

 

A queda da alíquota de 25% para 7% entrou em vigor ainda no mês de janeiro. A regra agora é a mesma aplicada para fabricantes de motor 1.0.

 

Com esse incentivo às montadoras, o Governo Federal vai deixar de arrecadar R$ 1,4 bilhão por ano. Por outro lado, terá um estímulo de R$ 4 bilhões na economia por conta da alta nas vendas de veículos, por serem mais econômicos.

 

O motor do carro elétrico não é movido a combustão de gasolina ou álcool, como os veículos tradicionais. Ele utiliza a energia elétrica para seu funcionamento.

 

O carro híbrido por sua vez, funciona com dois motores, um a combustão e outro movido pela eletricidade fornecida por uma bateria. A combinação é controlada por um central que administra quando é necessário acionar o motor de combustão, ou motor elétrico ou a combinação dos dois motores.

 

O proprietário da Itaimbé Nissan de Passo Fundo, Felipe Doeler explicou que a baixa na alíquota do imposto é o primeiro para o Brasil avançar na produção e na venda de veículos menos poluentes. Acredita que o motor elétrico é uma nova tendência para o mercado brasileiro e é um caminho sem volta.

 

Já que é um motor que apresenta mais força, é mais silencioso, eficiente, econômico e sustentável.

 

Segundo ele, com a bateria complemente carregada, um carro elétrico pode fazer até 400km.  Doeler salienta ainda que as montadoras investido muito em tecnologia nos últimos tempos para aperfeiçoar ainda mais os motores sustentáveis.

 

A própria Nissan em 2009 lançou o modelo Laef (life), um dos maiores carros elétricos fabricados em todo mundo.

 

O carro chegará em breve no mercado brasileiro.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas