Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Economia

Publicada em: 23/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Audiência pública nesta semana vai debater aumento médio de 19,5% na conta de luz da RGE

Rádio Uirapuru

Na próxima quinta-feira (26) acontece em Caxias do Sul uma audiência pública sobre a revisão tarifária da RGE. A atividade inicia às 8h30, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai apresentar a proposta de aumento médio de 19,5% na conta de luz para 255 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles Passo Fundo. São mais de um milhão de unidades consumidoras. O reajuste é feito a cada cinco anos. A medida já deve vigorar a partir do dia 19 de junho, a qual permanecerá até 2023.

 

Contrários a esse índice, o Conselho de Consumidores da RGE vai reunir no dia anterior à audiência, na quarta-feira (25), sindicatos, federações, associações e câmaras de indústria, comércio e serviços e produção rural, além de representantes do poder público e consumidores residenciais de energia elétrica. A ideia é debater o tema e preparar representantes da sociedade interessados em se manifestar diante da agência reguladora. O encontro é aberto a todos.

 

Para o presidente do Conselho, Claiton Gaieski Pires, a audiência Pública é o grande momento para os consumidores apresentarem questionamentos e reivindicações no regramento que a Aneel estabelecerá para os próximos cinco anos na área atendida pela concessionária.

 

No dia o conselho vai disponibilizar uma consultoria gratuita. Pires acredita que é possível reduzir o aumento, mas essa possibilidade vai depender muito da participação popular qualificada na audiência. Contou que se imaginava um reajuste na ordem 10% a 12%, que é ainda alto, mas mais razoável que os 19,5%. Frisou que na audiência pública se buscará sensibilizar a Aneel para que reduza o que for possível.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Segunda-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que os presos devem pagar suas despesas na cadeia?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas