Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Educação

Publicada em: 06/01/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Oficinas de Férias do Muzar promovem diversão e conhecimento

Visita ao acervo do museu, dinâmicas e filmes fizeram parte do primeiro dia de atividades

Rádio Uirapuru
Créditos: Gelsoli Casagrande
Oficinas de Férias do Muzar promovem diversão e conhecimento

Férias também podem ser sinônimo de aprendizado. Pelo menos para as crianças que participaram do primeiro dia da Oficina de Férias promovida pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (Muzar/ICB/UPF). Com o objetivo de apresentar o Museu e ensinar às crianças sobre as interações da natureza, o primeiro dia de atividades aconteceu na tarde de quinta-feira, 5 de janeiro.



Através de atividades práticas conduzidas por estagiários do curso de Biologia da UPF, as crianças aprenderam sobre o funcionamento do Museu e participaram de ações que tiveram como objetivo instigar a curiosidade delas a respeito de diferentes temáticas.  “O Museu tem tradição de promover essa oficina em que a gente desenvolve algumas tardes de atividades diferenciadas que vão desde conhecer internamente o Muzar - como funciona a conservação do material, como são preparados esses materiais - até algumas atividades mais didáticas, que incluem coleta de material, reconhecimento das ações do ambiente, assim como ações no sentido de instigar a curiosidade dos participantes, com dinâmicas dentro das exposições e caça ao tesouro que fazem com que eles interajam mais com os temas propostos”, destacou a responsável técnica do Muzar, Flávia Biondo da Silva.



A primeira dessas temáticas foi a biodiversidade. Para os próximos dias ainda estão previstas trilhas pelo Campus e jogos que trabalharão os temas plantas, resíduos sólidos e interações da natureza. Para Flávia, além de ser uma atividade diferenciada para as crianças durante o período de férias, essa também é uma oportunidade de elas estarem mais próximas do Museu, ajudando assim, a despertar uma consciência para a preservação. “A gente busca fazer com que eles conheçam melhor o acervo, as espécies, entendendo as interações que ocorrem dos animais, das plantas com o ambiente para saber a importância da preservação disso tudo”, finaliza.



As próximas edições da Oficina de Férias serão nesta sexta-feira, 6 de janeiro, e também nos dias 09 e 10 de janeiro. As atividades acontecem no turno da tarde, das 14h às 17h, no Muzar (Campus I), com o valor de R$ 10,00. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3316-8316 ou e-mail [email protected].



Horário de funcionamento
O Muzar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.De 23 de janeiro a 10 de fevereiro, o museu estará fechado devido a férias coletivas.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Chora Viola

com Caroline Secchi

Domingo

das 13:30 às 14:30

ouça ao vivo



Você participa do movimento comunitário de Passo Fundo?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas