Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Educação

Publicada em: 20/03/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Inaugurada primeira escola infantil de Passo Fundo totalmente autossustentável

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Inaugurada primeira escola infantil de Passo Fundo totalmente autossustentável

A Escola Municipal de Educação Infantil André Zaffari, inaugurada hoje (20) na Vila Luíza, é a primeira instituição de educação do município autossustentável e que vai servir de exemplo para todo o Estado.

 

A escola, que tem capacidade para 500 crianças, chama atenção pela inovação com a captação e reutilização de águas, placas fotovoltaicas para redução do consumo de energia, brises para controle da incidência direta do sol e da iluminação natural e telhas com isolamento térmico e acústico. Além disso, os espaços priorizam a acessibilidade. O projeto é da arquiteta e urbanista Karine Knob Battisti.

 

O prefeito Luciano Azevedo destaca que esta é a maior escola infantil da história de Passo Fundo, com uma concepção inovadora e que não teve recursos públicos. A construção foi possível devido a uma parceria público privada com a Comercial Zaffari.

 

A Prefeitura doou para a empresa a área da Avenida Brasil, onde hoje funciona o Stok Center, em troca da edificação escolinha. Frisou que o terreno não era utilizado pelo município e com essa medida todos sairão ganhando, principalmente a cidade.

 

O diretor Administrativo da Comercial Zaffari, Sergio Zaffari explicou que, pelo fato da escola ser referência, foram investidos recursos acima da média das demais instituições, cerca de R$ 5 milhões.

 

Ele contou que a parceria é uma demonstração que é possível realizar obras no município sem burocracia e sem o executivo precisar gastar. Ressaltou que a parceria resolveu um problema antigo da região.

 

O nome da escola é uma homenagem ao empresário passo-fundense André Zaffari, falecido em 1996. O empreendedor é reconhecido por ter contribuído com o desenvolvimento de Passo Fundo.

 

Tiago Zaffari destacou que ele foi um homem com visão de futuro, que deixou um legado de respeito, caráter e humildade. Frisou que André Zaffari era uma mente brilhante e da escola sairão mentes brilhantes.

 

A secretária-adjunta da Educação, Jeanete Bassos ressaltou que inaugurar uma escola no padrão da André Zaffari em um período de crise econômica é privilégio para poucos.

 

As inscrições iniciam hoje e vão até o dia 31 de março. As vagas são para crianças de 0 a 6 anos que não estejam frequentando escola. A prioridade é para as crianças que moram no bairro e região.

 

As inscrições devem ser feitas na própria escola, que fica em frente ao CAIS. É preciso apresentar cópia da certidão de nascimento da criança, cópia de identidade e CPF dos pais ou responsáveis legais e comprovante de endereço. O atendimento é das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. No dia 31 de março haverá plantão das 8h às 16h.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Dar esmola para moradores de rua resolve problema social?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas