Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Educação

Publicada em: 07/04/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

UPF Parque abriga novo projeto de extensão

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/UPF
UPF Parque abriga novo projeto de extensão

“Um parque é a expressão da pesquisa de uma universidade! Ele fornece um ecossistema de interação e interdisciplinaridade, o que reforça muito a pesquisa institucional. Assim, o Parque é sim de extrema importância para a pesquisa da UPF.” Dando relevo ao significado do UPF Parque, o vice –reitor de pesquisa e pós graduação, Leonardo Gil Barcellos, um dos principais mentores da iniciativa e grande entusiasta da mesma refere-se ao Parque Científico e Tecnológico da UPF, inaugurado em 2013 em seu módulo I e em seus módulos II e III no ano passado.

 

 

A UPF é responsável por realizar diversas manifestações de caráter comunitário por meio de projetos de extensão. A instituição conta atualmente com 88 projetos e programas em desenvolvimento no campus I, que buscam uma proximidade com a realidade social. Isso resulta em uma integração entre a comunidade em geral e os acadêmicos da instituição.

 

No mês de abril, um novo projeto de extensão inicia suas atividades junto ao UPF Parque (Parque Científico e Tecnológico). Intitulado “Divulgação Científica do UPF Parque”, o mesmo tem o intuito de levar os conhecimentos e aprendizados desenvolvidos dentro dos módulos I, II e III do Parque à comunidade em geral, para que a mesma de fato usufrua dos inúmeros benefícios que este oferece.

 

 

O Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio é o primeiro do norte do Rio Grande do Sul. Inaugurado em 2013, foi fruto de uma iniciativa da vice-reitoria de pesquisa e pós-graduação, possuindo também o apoio do Ministério da Ciência, tecnologia e inovação, da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento tecnológico e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Entre as áreas prioritárias de atuação destacam-se: tecnologia de informação/software, alimentos, metal-mecânica, biotecnologia, energia, saúde e agricultura de precisão. 

 

O Parque já abriga seis projetos de extensão, buscando contribuir com o desenvolvimento, as necessidades e demandas da região. A partir disso, busca-se soluções e inovação nas atividades locais e regionais. 

 

Divulgação do UPF Parque

 

A iniciativa do projeto “Divulgação Científica UPF Parque” surgiu com o objetivo de suprir a carência de divulgação das atividades realizadas no Parque. Esta ideia partiu dos professores Charles Israel e Sônia Bertol, que através de uma visita com sua turma de Jornalismo Cientifico, foi instigada sobre a realização deste projeto extensão. “A consciência de que, através do jornalismo científico, podemos levar à sociedade o que está sendo produzido neste âmbito - da ciência e da tecnologia, democratizando este conhecimento que tanto perpassa nossa vida cotidiana, tanto nas pequenas quanto nas grandes causas, acredito, será um legado imensurável para a formação dos acadêmicos envolvidos, além de todos os públicos que buscamos atingir.”, diz Sônia, coordenadora do projeto. 

 

O Coordenador do Parque Científico e Tecnológico e também mentor do projeto, Dr. Charles Israel, ressalta a importância da divulgação jornalística para o Parque, dizendo que “O UPF Parque produz e acolhe muito conhecimento, por isso é preciso criar meios de transmitir esses novos conhecimentos. Através do projeto de divulgação cientifica e tecnológica vamos melhorar a difusão das nossas ações e consequentemente, manter os acadêmicos informados do que está sendo realizado e de que forma os mesmos podem se inserir no centro".

 

Assim como ele, Bernadete Dalmolin, Vice-reitora de Extensão e assuntos comunitários, ressalta a importância do novo projeto. “A expectativa com relação ao projeto de Divulgação UPF Parque - que recentemente iniciou sua trajetória - é que possa difundir entre estudantes, profissionais e comunidade regional as potencialidades existentes no âmbito da extensão universitária, desencadeando processos inovadores na comunidade com vistas ao desenvolvimento acadêmico, social e econômico.” 

 

O projeto "Divulgação Científica UPF Parque” que, inicialmente, contará com três extensionistas do curso de Jornalismo, buscará proporcionar o entendimento da ciência e tecnologia ao público leigo. As inúmeras conquistas da ciência devem ser revertidas para o bem da comunidade e para isso, é necessária a divulgação. O compromisso da universidade é com o ensino, a pesquisa e a extensão; o da imprensa é a divulgação dos progressos da ciência e tecnologia de forma compreensível, para que através disso, a comunidade possa participar desses avanços.

A acadêmica de jornalismo e extensionista do projeto, Mariana Messerschimidt, ressalta a importância dos projetos para os próprios alunos da instituição. “Não somente este projeto, mas todos os outros, proporcionam uma experiência única para nós estudantes. Colocar em prática os aprendizados da universidade e ter esse contato com a realidade da comunidade é de importância única. É muito gratificante poder fazer parte deste projeto. Depois de conhecer melhor o UPF Parque, pude perceber a real importância de divulgar as atividades que nele são desenvolvidas, e ser uma das responsáveis por isso é muito recompensador. Aliar o que a gente aprende em aula nas disciplinas de Assessoria de imprensa e de Jornalismo científico com a aplicação prática desses conhecimentos é muito importante para nossa formação, pois assim sairemos da universidade mais preparados para o mercado de trabalho.”. Da mesma opinião compartilham as outras duas alunas extensionistas envolvidas no projeto, Deise Pagotto e Andreéla de Paula.

 

 

Assim, o novo projeto de extensão poderá cumprir essa missão de transmitir o desenvolvimento da ciência e tecnologia da instituição, para que além de beneficiar os acadêmicos, a comunidade possa ter conhecimento e aproveitamento do conteúdo que o UPF Parque oferece.

 

Se você tem interesse:

 

Se você tem uma ideia inovadora e pretende coloca-lá em prática, o UPF Parque está pronto para te auxiliar. Não precisa ser acadêmico da UPF, basta ter espírito empreendedor. Mais informações: [email protected]  ou (54) 3316-8185. 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Tchê Liga

com Lucas Brasil

Segunda-Feira

das 05:00 às 07:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas