Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Educação

Publicada em: 14/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Reestruturação na educação atingiu 7 escolas em Passo Fundo com 16 turmas agrupadas

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Reestruturação na educação atingiu 7 escolas em Passo Fundo com 16 turmas agrupadas

A queda do número de alunos na rede estadual, nos últimos 10 anos, fez com que a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), cortasse 2.256 turmas nos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio nesse ano letivo.

 

O que facilitou também a extinção foi a portaria do Piratini publicada em novembro de 2016, que limitou em 16 o número mínimo de alunos para cada sala de aula.

 

Em Passo Fundo, sete escolas localizadas em zonas rurais passaram pela reestruturação. Dezesseis turmas foram multisseriadas. Turmas que eram formadas por três e quatro alunos foram agrupadas, ficando hoje com 16 a 18 estudantes. Foram unidos 1º, 2º e 3º anos, 6º e 7º, e 8 e 9º.

 

A responsável pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), Verônica Zanandrea, explica que não há nenhum prejuízo aos alunos, porque os professores foram preparados para desenvolver a nova proposta pedagógica. As 800 horas mínimas estabelecidas em lei continuam sendo respeitadas. Ela frisa que os docentes também não sofreram danos.

 

Na abrangência da 7ª CRE, 101 turmas foram multisseriadas em 38 escolas. Verônica destaca que não foram feitos cortes, as turmas foram reorganizadas conforme a demanda atual. Ela ressalta que a região acompanha a realidade do Estado, que a cada ano contabiliza uma diminuição no número de estudantes, principalmente no meio rural.

 

Em 2014, o município possuía 17.922 alunos, nesse ano dados preliminares apontam 16.983. Já na região da 7ª CRE, em 2014 eram 38.332 alunos, em 2017 são 35.539. A coordenadora adjunta conta que em Passo Fundo não houve redução de turnos de aula, duas escolas que tiveram turmas multisseriadas já funcionavam em turno único.

 

As escolas estaduais com turmas multisseriadas foram: Valdemar Zanatta, João Rosso, Padre Jacques, Claudio Manoel da Costa, Bela Vista, Abhramo Angelo Zanotto, e escola indígena Fág Nor.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Terça-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas