Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Educação

Publicada em: 10/08/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

160 anos: Tania Rösing e Regina Zilberman debatem sobre educação literária e lançam livro na abertura da Semana de Passo Fundo em Porto Alegre

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
160 anos: Tania Rösing e Regina Zilberman debatem sobre educação literária e lançam livro na abertura da Semana de Passo Fundo em Porto Alegre

No aniversário de 160 de emancipação política do município, uma semana especial será realizada na capital gaúcha. A Semana de Passo Fundo em Porto Alegre acontecerá de 14 a 20 de agosto com uma programação diversificada, que busca mostrar as marcas e potencialidades da cidade que é considerada a capital do Norte do Rio Grande do Sul e Capital Nacional da Literatura.



Para abrir os trabalhos, as professoras e pesquisadoras Dra. Tania Rösing e Dra. Regina Zilberman organizam o painel “Educação Literária: novas leituras e novos leitores”. O evento acontecerá no dia 14 de agosto, às 19h, no Solar dos Câmara –  Sala José Lewgoy da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, também acontecerá o lançamento e a distribuição da obra “Leitura: história e ensino”, organizada pelas pesquisadoras e publicada em 2016 pela Edelbra Editora Ltda.



O livro reúne nomes de pesquisadores de reconhecimento nacional ao falar em leitura e formação do leitor. Além da organização, Tania e Regina também contribuem com textos referentes ao tema. Ainda, compõe a obra textos dos pesquisadores Ana Cláudia Gruszynski, Anne-Marie Chartier, Bethania Mariani, Elias José Torres Feijó, Ezequiel Theodoro da Silva, José Luís Jobim, Luis Augusto Fischer, Márcia Abreu, Maria da Glória Bordini, Marisa Lajolo, Miguel Rettenmaier, Roger Chartier, Sandra Guardini Vasconcelos.



Com a proposta de ser uma referência em estudos sobre a leitura, o livro busca contribuir com o aprofundamento das reflexões e novas perspectivas na área, valorizando o resgate histórico para o entendimento de mudanças no ato de ler, principalmente entre jovens. As vivências de leituras precisam ser entendidas e estimuladas não apenas em novos suportes, mas também no livro, ao pensar em uma leitura mais profunda e meditativa. Assim, a pesquisa resulta subsídios para explicar os novos modos de ler e escrever e propor novas estratégias de compartilhamento de leitura entre professores e estudantes.



“A discussão sobre questões de leitura e educação literária se renova com os distintos públicos e seus olhares. Ampliar os índices de leitura no país é uma necessidade que pressupõe discussões teóricas e sobre práticas de leitura na escola e fora dela. Todos os interessados no tema e na real formação de leitores literários são bem-vindos”, afirmou a professora Tania.



Conheça as pesquisadoras
Regina Zilberman
Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Romanística pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Seus estágios de pós-doutorado foram realizados na University College (Inglaterra) e na Brown University (Estados Unidos). É professora adjunta do Instituto de Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq). Publicou recentemente “Brás Cubas autor Machado de Assis leitor” (2012) e “Como e por que ler a literatura infantil brasileira” (2014).



Tania Rösing
Doutora em Letras pela PUCRS. Pós-doutora em Educação pela Universidad de Estremadura, Badajoz, Espanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Professora do Programa de Mestrado em Letras da Universidade Regional Integrada – Frederico Westphalen. Coordenadora do Centro de Referência de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora produtividade CNPq.



A Semana de Porto Alegre em Passo Fundo é organizada pela Prefeitura de Passo Fundo e pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Os eventos são voltados para literatura, leitura, cinema, música, arte, teatro e esporte, além do destaque da Feira do Livro de Passo Fundo e da 16ª Jornada Nacional de Literatura. A programação pode ser conferida no site www.pmpf.rs.gov.br ou no aplicativo Viva Passo Fundo. 

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Troca-Troca

com Gabriela Rosa e Valdir Mello

Domingo

das 10:00 às 12:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas