Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Educação

Publicada em: 26/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Rosso faz a quarta entrega do Gabinete da Leitura na Santa Rita

Rádio Uirapuru
Créditos: Comunicação/Câmara de Vereadores
Rosso faz a quarta entrega do Gabinete da Leitura na Santa Rita

A leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança. Quando ela adquire o hábito de ler, seu inconsciente libera sua interpretação, o que permite que ela viaje por diferentes lugares e viva inúmeras aventuras por meio da imaginação. Todo um universo de possibilidades se cria quando uma criança desenvolve o hábito da leitura. Com o intuito de que, cada vez mais, alunos da rede municipal de Passo Fundo tenham acesso à leitura e educação, o vereador Leandro Rosso (PRB) entregou, na manhã desta quinta-feira (26), 100 livros à Escola de Ensino Fundamental Dom José Gomes, no bairro Santa Rita.

 

A EMEF, que atende a 235 alunos da Santa Rita e região, ganhou, em 2016, o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde concorreu com mais 49 escolas do país. Os alunos da Dom José Gomes, em sua maioria, têm o hábito da leitura, pois a escola trabalha isso dentro e fora da sala de aula, desde as séries iniciais, como esclarece o diretor da escola, Jonas Antônio Cantu. “Sempre demandamos mais da metade da pequena verba federal que recebemos para compra de livros. Pois nós priorizamos a leitura”, frisou.

 

Jonas também destacou o quanto é importante a ação do Gabinete da Leitura, principalmente em escolas, como a Dom José Gomes, em que os alunos cobram exemplares atualizados. “É de muita valia essa entrega de 100 livros, pois nós sabemos do valor dessas obras que hoje a escola recebe. Elas vêm enriquecer nosso acervo, ainda mais quando sabemos que parte dos alunos a vontade de buscar conhecimento. É muito gratificante”, ponderou o diretor.

 

O Gabinete da Leitura já entregou 400 livros em pouco mais de 6 meses de ação, comtemplando, nesse período, 650 alunos da rede municipal de educação. “Esses números ainda são pequenos. Podemos fazer muito mais e vamos fazer. Investir em ações como o Gabinete da Leitura vai garantir uma maior variedade de livros para as escolas e um futuro melhor para essas crianças”, relatou o vereador Rosso.

 

As doações são recebidas de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no gabinete do vereador Leandro Rosso, na Câmara de Vereadores. Quem não puder levar até o local poderá entrar em contato por meio do Whatsapp do Gabinete da Leitura. Desta forma, o gabinete móvel buscará as doações.

 

Mais informações podem ser obtidas através de mensagem, pelo número de Whatsapp (54) 99650 7260.

 

Biblioteca

 

A construção de uma biblioteca para a EMEF Dom José Gomes é aguardada desde 2015 pela direção da escola, que apresentou essa necessidade ao vereador Leandro durante sua visita. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Maristela Fernandes Neri, as atividades de leitura são amplamente trabalhadas com os alunos, mas a falta da biblioteca limita algumas atividades. “Como nós não temos o espaço para eles ficarem na biblioteca, eles acabam usando os livros em sala de aula ou levando para casa. ”, comentou a professora.

 

O diretor da EMEF esclareceu que o projeto da nova biblioteca já foi efetuado por um dos arquitetos da Secretaria de Educação do município, mas, até agora, não houve nenhuma posição da Prefeitura. “Estamos lutando para que essa obra possa realmente sair do papel há mais de três anos. E ela não demanda grandes recursos, pois muitos materiais a secretaria já tem em mãos”, expôs o diretor, enfatizando que a escola dispõe da estrutura adequada para que seja feita a biblioteca, que é a prioridade da direção no momento.

 

O vereador informou que vai solicitar uma reunião junto à representantes da secretaria de educação e o prefeito municipal, Luciano Azevedo, para auxiliar na solução dessa solicitação da escola. “Nós sabemos da importância do Gabinete da Leitura, do quanto esses livros contribuem com a educação das nossas crianças. Mas também sabemos que as escolas têm muitas demandas. E vamos fazer nossa parte, no meio-campo, para a solução dessas reinvindicações”, disse.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Sexta-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas