Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Educação

Publicada em: 19/06/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Formação tem como foco professores que trabalham com educação especial

Rádio Uirapuru
Créditos: João Henrique Pazuch
Formação tem como foco professores que trabalham com educação especial

Em vários momentos ao longo do ano a Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo promove palestras, cursos e oficinas de formação continuada para professores, funcionários de escola e monitores. Todos têm especial importância e impactam positivamente no dia a dia das escolas. Entretanto, um desses momentos merece especial destaque, que é a formação oferecida aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais e coordenadores que trabalham com educação especial, uma vez que a rede municipal de Passo Fundo é uma das únicas a oferecer formação continuada com este foco.

E nesta terça-feira (19) foi realizado mais um desses encontros, que contou com a participação de professores das Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal de Educação, coordenadores das escolas de ensino fundamental e também professores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (Ifsul), que participaram como convidados.

O encontro aconteceu no período da tarde, das 14h às 17h30, na Escola New Life. A palestra foi de Manoela Fonseca, que é graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui especialização em Psicopedagogia e é mestre em Educação pela UFSM. Manoela também participa do projeto de pesquisa chamado Atendimento Educacional Especializado: avaliação inicial, processos de identificação e práticas pedagógicas. Possui ainda publicações de livros na área da Educação Especial e várias publicações de trabalhos em eventos científicos, além de ser organizadora de eventos na área de Educação Especial e ministrar palestras em todo o Brasil.

“A formação de professores da rede municipal de Educação de Passo Fundo, por meio da Formação Continuada de Professores das Salas de Recursos, ganha destaque por ser um processo de interlocução de saberes por meio de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas inclusivas e de (re)construção permanente sobre o processo de ensinar e aprender. Por isso é tão importante investir no professor, para que sejam capazes de responder às tarefas que decorrem no dia a dia no processo de inclusão”, destaca Simone Krabbe, do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação.

Esta formação acontece bimestralmente. Todas apresentam temáticas diferenciadas organizadas pela Coordenadoria Pedagógica/Núcleo de Educação Especial, de acordo com a solicitação dos professores de Salas de Recursos, a qual é feita a partir da avaliação anual das atividades.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Quarta-Feira

das 20:15 às 23:00

ouça ao vivo

Você coloca lixo no lugar certo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas