Para Secretário da Educação redução de alunos no turno integral é retrato da realidade do Estado

O Rio Grande do Sul está entre os três estados que registraram queda na quantidade de estudantes matriculados em tempo integral no Ensino Médio em 2018. De acordo com o Censo Escolar, em 2017 havia 6.985 alunos, já no ano passado 4.999, o que representa uma variação de 28,43%.

Em entrevista à Uirapuru, o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, disse que os números são preocupantes porque retratam a realidade atual do Rio Grande do Sul. Primeiro, demonstram que a escola deixou de ser atrativa para o aluno, não criando uma perspectiva de continuidade.

Pesquisas apontam que somente 17% dos estudantes que saem do Ensino Médio conseguem ingressar no Ensino Superior. O outro ponto que chama atenção é em relação à situação econômica do Estado, com falta de perspectivas de novos investimentos e de atração de novas empresas, além disso, há uma migração muito forte para outros estados do país.

O secretário Karam destacou que a prioridade do governador Eduardo Leite é de investimentos no turno integral, principalmente para o Ensino Médio. Disse que já foram colocadas à disposição entorno de 22 novas escolas para ampliar o turno integral para que os alunos permaneçam em atividades no turno inverso às suas aulas. O objetivo é também que eles tenham uma qualificação maior do que se tem hoje no turno único.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas