Notícias

Eleições

A professora aposentada Ruth Becker Hass, de 81 anos, recebeu ontem (28) o certificado de “Eleitora Emérita” de Passo Fundo. O ato foi realizado na Escola Adelino Pereira Simões, no bairro Nonoai, na seção 231, onde há anos trabalha como mesária voluntária. O documento foi entregue pela juíza eleitoral Ana Paula Caimi. A doutora destacou que era importante que a Justiça Eleitoral fizesse esse ato de reconhecimento aos serviços prestados pela dona Ruth.

A doutora Ana Paula destacou que uma eleitora de 81 anos, pela lei, não tem mais obrigação de votar, mas a professora aposentada não só comparece em todas as eleições como faz questão de trabalhar. Segundo o registro de mesários no Cartório Eleitoral Ruth é mesária desde 2001, isso representa 14 pleitos, mas estima-se que ela execute essa função há mais de 30 anos. A juíza Ana Paula salientou que possivelmente Ruth é a mesária mais idosa em atividade no Estado. A doutora destacou que são muitas eleições fazendo a diferença, auxiliando o serviço da Justiça Eleitoral, por isso a escolha em homenageá-la em um dia de festa, no dia da democracia.

Emocionada com o certificado de “Eleitora Emérita”, Ruth Becker Hass, disse que é bom ser reconhecida pela comunidade e espera que isso sirva de exemplo para os jovens, que possam se voluntariar porque não custa nada ser mesário. Ela lembrou que foi mesária pela primeira vez por uma coincidência. Ruth recebeu a convocação em casa com o nome de outra pessoa, quando foi devolver a carta no fórum se colocou à disposição da Justiça Eleitoral e deste então é mesária em todas as eleições.