Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Emprego

Publicada em: 18/07/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Passo-fundenses estão levando, em média, até um ano para voltarem ao mercado de trabalho

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Passo-fundenses estão levando, em média, até um ano para voltarem ao mercado de trabalho

Antes da crise econômica, o cidadão que ficasse sem trabalho em Passo Fundo, levava o período do seguro-desemprego, de três a cinco meses, para conseguir ingressar novamente ao mercado de trabalho. Hoje, leva entre oito a 12 meses.

 

A nível nacional, o tempo médio de desemprego é superior a dois anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estima-se que quase 3 milhões de pessoas estejam nessa situação, sem emprego fixo e com baixa perspectiva de se recolocar no mercado de trabalho.

 

O responsável pelo SINE de Passo Fundo, Sérgio Ferrari, explica que, mesmo com números positivos nesse primeiro semestre do ano, o balanço final dos últimos dois anos é negativo. O município possui 8 mil pessoas desempregadas. Os setores de indústria da transformação e da construção civil são os vilões do desemprego.

 

A faixa etária com mais dificuldades para retornar ao mercado de trabalho é dos 40 anos para cima. São profissionais geralmente com mais experiência em uma área específica e que tinham um salário alto. Com poucas alternativas, muitos estão optando pelo microempreendedorismo.

 

Atualmente, 30% das pessoas que solicitam seguro-desemprego no Sine de Passo Fundo tem mais de 40 anos. Ferrari contou que a sobra de mão de obra também ajudou a diminuir a média salarial do passo-fundense, de R$ 2 mil para R$ 1,5 mil.

 

Desde o início do ano, a agência atendeu 15 mil pessoas, sendo 10 mil em busca de vaga e o restante para o benefício do seguro-desemprego. O coordenador do Sine disse que o cidadão que realmente quiser voltar ao mercado tem que ter uma segunda qualificação, porque a tendência será essa. Ferrari frisou que mesmo estando empregado, o trabalhador precisa ter um plano B, uma segunda profissão.

 

O Sine está com cerca de 20 vagas disponíveis para área comercial. As entrevistas vão acontecer a partir desta terça-feira (18) até a sexta-feira (21). Interessados devem procurar a agência, que fica localizada na Av. Brasil Leste, 631. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Vai que é tua

com Lucas Brasil

Quinta-Feira

das 14:35 às 16:50

ouça ao vivo



Você está satisfeito com a atuação dos vereadores de Passo Fundo neste 1º ano de mandato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas