Ciclismo é um dos esportes que mais cresce em Passo Fundo

Créditos: Divulgação

As fabricantes de bicicletas produziram em 2018 mais de 770 mil unidades. O volume é 15,9% superior ao de 2017. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Após quatro anos em declínio, as vendas foram impulsionadas pela maior oferta de produtos, preços mais competitivos e expansão da mobilidade urbana. Outro motivo é que mais pessoas estão aderindo ao ciclismo. Em Passo Fundo não é diferente. Todos os anos registramos diversas competições de ciclismo, com um número expressivo de participantes.

Em entrevista na Uirapuru, um dos responsáveis pelo grupo Tomates Team, João Paulo Fragomeni Stela, afirmou que o ciclismo, assim como a corrida de rua, é o esporte que mais cresce em Passo Fundo. A bicicleta, segundo ele, só traz benefícios, pois além de fortalecer a musculatura e queimar calorias, é ainda um excelente meio de transporte e que não agride o meio ambiente. Segundo Stela, o ciclismo faz com que as pessoas fiquem menos estressadas, afetando diretamente a qualidade de vida. Para ele, no dia a dia já é possível notar nas ruas da cidade muitos praticantes do esporte.

Fragomeni ressaltou que o aumento das ciclovias também foi fundamental para incentivar a prática do ciclismo, uma vez que as pessoas se sentem mais seguras por ter um local apropriado. Porém, para o ciclista, ainda existem muitas coisas que precisam melhorar. Tem pessoas que ainda utilizam a faixa exclusiva para bicicleta para fazer caminhadas, motoristas que não respeitam a distância para os ciclistas e inclusive ciclistas que não se comportam devidamente no trânsito.

Fragomeni comentou ainda sobre o grupo Tomates Team. No ano passado, a equipe estreou no Campeonato Gaúcho de Ciclismo, correndo todas as etapas e alcançando o segundo lugar geral do Estado, para esse ano já está programado para março uma etapa do campeonato em Passo Fundo, que deve contar com a presença de mais de 350 competidores.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas