Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Expointer 2017

Publicada em: 02/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

ABCCC destaca renovação e inovações na Expointer 2017

Balanço da entidade ainda ressalta o volume de negócios gerados durante o evento

Rádio Uirapuru
Créditos: Leandro Vieira/ABCCC/Divulgação
ABCCC destaca renovação e inovações na Expointer 2017
Cerca de 95 mil pessoas passaram pelas arquibancadas e dependências da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer. Durante os dias de provas e exposições, público e competidores acompanharam as concorridas provas do Freio de Ouro, Morfologia, Paleteada e Freio Jovem, eventos que revelaram novos campeões e movimentaram mais de R$ 7,8 milhões em animais leiloados. Os dados foram anunciados durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 1º de setembro.
 
O presidente da ABCCC, Eduardo Suñe, destaca que este ano foi marcado pela democracia que a raça crioula permite, tanto que o prêmio máximo nas fêmeas foi para Goiás. “Todos podem conquistar o prêmio principal, desde que exista trabalho, competência e bons cavalos. Vimos renovação”, explica, ressaltando que o ginete vencedor do Freio de Ouro dos machos estava em sua primeira participação no torneio e conquistou o lugar mais alto do pódio. Suñe também reforça a importância das provas infantis e juvenis do Freio Jovem, que têm a grande final neste sábado, dia dois de setembro. “É daí que vão sair os novos criadores, gestores e ginetes”, projeta.
 
O alto nível nas apresentações foi igualmente visto nas competições da Morfologia, que também mostrou a renovação da raça com título inclusive para um novo criador do Estado de São Paulo, e Paleteada, que foram concorridas e decididas nos detalhes. De acordo com Suñe, a modalidade da Paleteada mais que dobrou o número de participantes e teve uma belíssima final: “Deram um show, e a qualidade do gado foi igualmente bastante elogiada”, comenta.
 
Em relação aos negócios, o faturamento na Expointer com a venda de animais ficou dentro da meta projetada pela diretoria. A procura partiu especialmente de compradores de fora do Rio Grande do Sul e de outros países sul-americanos, como Argentina, Uruguai e Paraguai, favorecidos pelo câmbio. “Estrangeiros estão adquirindo nossa genética, existe demanda e liquidez”, complementa Suñe.
 
Em 2017, a atuação da ABCCC ainda apresentou novidades, como o trabalho das subcomissões Jovem, Cultural e de Bem-Estar Animal. A estrutura montada para os médicos veterinários foi elogiada pelos profissionais e garantiu segurança aos participantes dos torneios. Outras inovações promovidas pela entidade incluem camping, estacionamento próprio, instalação de placas informativas e uma nova sala para utilização da imprensa.
 
Confira os números
 
Público: 95 mil pessoas
Animais que competiram: 538
Animais leiloados: 259
Faturamento: R$ 7.848.500

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Sexta-Feira

das 20:15 às 23:00

ouça ao vivo



Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas