Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 01/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Comportamento inadequado dos filhos está associado à postura dos pais, avalia psiquiatra

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Comportamento inadequado dos filhos está associado à postura dos pais, avalia psiquiatra

Filhos problemáticos e as atitudes que reforçam e perpetuam condutas de rebeldia foram tema do programa Emoção, Afeto e Comportamento desta terça-feira (30). O psiquiatra Dr. Érico Hecktheuer explicou que o comportamento dos filhos, principalmente quando são pequenos, está associado ao que acontece na família.

 

Se acredita que a criança até, no máximo, os 12 anos que apresenta dificuldades, como não querer ir à escola ou não conseguir dormir sozinha no quarto, ou ainda ter muita ansiedade, é em razão de algum problema dentro da família.

 

Hecktheuer destacou que as pessoas podem até nascer com algumas dificuldades, como deficit de atenção, e desenvolver outros problemas ao longo da vida, como esquizofrenia ou depressão, mas o seu comportamento é moldado pelo que vivência e pelo aprendizado e exemplos que recebe.

 

Ressaltou que a educação é uma tarefa basicamente da família, a escola tem apenas o papel de complementá-la. Quando os pais são muito permissíveis é comum que os filhos cresçam sem compromissos e responsabilidades. Pais assim acabam dando tudo o que os filhos pedem e não o que eles realmente precisam, que muitas vezes é de apenas um não.

 

O doutor disse que muitos pais têm dificuldades para perceber quando essa situação está fora do controle. Por isso é preciso estabelecer regras e acordar punições para o não cumprimento delas. Se os pais tiverem essa firmeza e essa clareza, os filhos podem até continuar com um comportamento ruim, mas na vida adulta vão entender e fazer o mesmo que os seus pais.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que a Reforma Política em andamento no Congresso vai moralizar o País?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas