Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 16/08/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Rio Grande do Sul na mira da Operação Lava Jato: ação iniciou hoje

Mais de 50 policiais participam da operação em cidades gaúchas e em Brasília

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Polícia Federal
Rio Grande do Sul  na mira da Operação Lava Jato: ação iniciou hoje

O Rio Grande do Sul amanheceu na mira da Operação Lava Jato, que até então concentrava suas ações no Rio, Brasília e até Paraná.

 

Mais de 50 policiais federais desencadearam no início da manhã de hoje a operação Étimo, nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Glorinha e Brasília.

 

Operação Étimo visa  combater crimes de lavagem de capitais, evasão de divisas, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção. Foram autorizados pela Justiça Federal o sequestro de bens e o afastamento de sigilo dos investigados.

 

Com dados obtidos a partir de compartilhamento das informações da 26ª Fase da Operação Lava Jato (Operação Xepa – deflagrada em março de 2016 pela PF no Paraná), foi possível aprofundar as investigações sobre esquema envolvendo a lavagem de dinheiro por meio de entidade associativa ligada a grandes empreiteiras. No decorrer do dia mais informações serão divulgadas sobre a operação.

 

A instituição recebia das empreiteiras um percentual do valor de obras públicas realizadas no Estado. Contratos de assessoria entre a entidade associativa e empresas de fachada eram utilizados para dar aparência de legalidade às operações financeiras de retirada de valores dessa entidade. A Operação Étimo investiga a movimentação ilegal desses recursos no Brasil e no exterior, sua origem e sua destinação.

 

O nome da Operação faz referência à origem das informações que possibilitaram o aprofundamento das investigações. Étimo é um termo que aborda a ideia de origem, que serve de base para uma palavra, a partir da qual se formam outras.

 

*Estadão e Rádio Gaúcha

 

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Terça-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você concorda com a legalização dos jogos de azar no Brasil?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas