Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 06/10/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Com presença do presidente da Funai índios entram em acordo na Reserva do Ligeiro, em Charrua

Rádio Uirapuru

A Uirapuru vem acompanhando a situação de conflito na Reserva do Ligeiro, em Charrua, há dois meses. No local, dois grupos de índios se dividiram pelo controle da reserva, criando um conflito onde até mesmo um índio acabou morto a tiros.

 

Ontem (5), a emissora conversou com o presidente da FUNAI, Franklimberg Ribeiro de Freitas, o qual veio de Brasília para Passo Fundo a fim de mediar a situação.

 

Na Uirapuru, o presidente falou que o papel da Funai era aconselhar e tentar garantir a segurança dos índios e o fim dos conflitos, porém não poderiam decidir pelos índios sobre quem seria o líder.

 

Ainda ontem, o presidente se deslocou de Passo Fundo até a Reserva, conversando com os índios daquele local e ficou acertado o fim do conflito, assim os indígenas abrigados no ginásio poderão voltar para casa. O líder indígena Gilberto Antônio, após reunião com o presidente da Funai, deu a permissão para que o grupo retorne, além de ter disponibilizado cinco vagas no conselho que administra a Reserva.

 

O líder indígena garantiu que haverá segurança, explicando que foi assinado por ele um termo de ajuste junto ao Ministério Público e Polícia Federal, que nada vai acontecer com o grupo ao retornar para suas terras.

 

A data para o retorno deve ser marcada pela Funai nos próximos dias, com apoio da Polícia Federal. Enquanto isso não ocorre, os índios devem aguardar nos locais que já estão.

 

O grupo que ocupa a Funai de Passo Fundo sairá hoje para Charrua, onde vai aguardar a apoio da Polícia Federal para então regressar à Reserva do Ligeiro.   

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Vai que é tua

com Lucas Brasil

Segunda-Feira

das 14:35 às 16:50

ouça ao vivo



Você está satisfeito com a atuação dos vereadores de Passo Fundo neste 1º ano de mandato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas