Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 30/10/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Sem Segredo: maioria das pessoas nega a morte e não enfrenta o luto, afirma psiquiatra

Rádio Uirapuru

Morrer é um evento tão natural quanto nascer, crescer e ter filhos, mas, ainda assim, é um tema de assusta.Por isso o programa Sem Segredo do último sábado discutiu os motivos da resistência em falar e tratar sobre o assunto.Participaram do programa o psiquiatra Carlos Hecktheuer e a espírita Nair Almeida.

 

A maioria dos ouvintes relevaram ter medo da morte, principalmente de pessoas próximas. Muitos relataram ao vivo o sofrimento em perder parentes e amigos e as dificuldades em superar o sentimento de luto. Ainda, várias pessoas revelaram acreditar que há algo além da morte e que ela precisa ser enfrentada.

 

O psiquiatra Carlos Hecktheuer destacou que no passado as pessoas tratavam a morte com maior naturalidade, hoje ela é negada e se evita o luto. Explicou que viver o luto é fundamental, é preciso relembrar todos os momentos e emoções vividas com o ente querido para assim se despedir definitivamente e conseguir superar a perda.

 

Salientou que a dor e o sofrimento fazem parte da vida, mas recomenda que as pessoas que estão com dificuldades procurem ajuda psicológica, mas sempre com cautela ao usar medicamentos.

 

A espírita Nair Almeida também concorda que grande parte das pessoas nega a morte e não quer se envolver na dor.Mas ressaltou que essas emoções precisam ser vividas e enfrentadas, para no futuro não gerar sofrimento, culpa, transtornos e até mesmo depressão. Explicou que o medo da morte acontece devido o instinto de sobrevivência e também por medo do desconhecido, do que vamos encontrar após ela.

 

Destacou que a doutrina espírita acredita que a alma é imortal, auxiliando as pessoas a superar a morte com naturalidade e a entender o que acontece na outra dimensão, para onde o espírito irá.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas