Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 08/01/2018 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

CNH Digital: mais segurança e praticidade para os motoristas

Rádio Uirapuru
Créditos: Agência Brasil
CNH Digital: mais segurança e praticidade para os motoristas

O ano de 2018 começou trazendo novidades nos primeiros meses para motoristas e proprietários de veículos. Até o dia 1º de fevereiro, todos os DETRANs devem estar aptos a emitir a Carteira Nacional de Habilitação -CNH digital.

 

A partir de agora, o documento fica armazenado no celular do motorista e tem o mesmo valor jurídico do documento em papel. Para usar a CNH pelo smartphone, é preciso baixar o aplicativo gratuito: CNH Digital através do Google Play Store ou pela App Store e ter um e-mail cadastrado no site do DETRAN. 

 

O serviço funciona por meio do QR Code (código escaneável em aparelhos eletrônicos). Esse código se encontra na parte interna do documento em papel na nova versão da CNH que está em vigor desde maio de 2017.

 

Conforme o diretor de ensino do CFC Autotec de Passo Fundo, Antônio Carlos dos Santos, a novidade veio para trazer mais segurança e praticidade aos motoristas. Explica que o celular está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e acaba se tornando uma ferramenta que sempre está ao alcance de todos e agora pode trazer mais uma facilidade. Ele alerta que a versão impressa continuará sendo confeccionada de forma normal, a CNH-e é apenas uma opção.

 

Portanto, o condutor deverá ficar atento para o funcionamento do aparelho celular, já que, em casos de fiscalização, se o mesmo estiver descarregado, ou com problemas será considerado que a CNH não está sendo portada. Por isso, o motorista será autuado com uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

 

Aqueles condutores com a CNH antiga, se quiserem aderir a modalidade digital, precisarão solicitar uma segunda via do documento ao custo de R$ 51,84 (segundo a tabela 2017 de valores do Detran-RS).

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Tchê Liga

com Lucas Brasil

Quarta-Feira

das 05:00 às 07:00

ouça ao vivo



Você acha justo que igrejas e clubes de futebol tenham isenção ou redução da carga tributária?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas