Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 01/02/2018 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

A partir desse mês, aposentadoria por contribuição poderá ser automática

Rádio Uirapuru

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve publicar nesse mês uma portaria que vai permitir conceder aposentadoria por tempo de contribuição automaticamente. Até então, o segurado precisava agendar o pedido e ir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

 

O tempo de recolhimento para homens é de 35 anos e para mulheres 30 anos. Estima-se que 200 mil segurados, em todo o país, que estão com os dados corretos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) já atingiram os critérios para conseguir o benefício sem precisar passar pela burocracia. Segundo o INSS, cinco mil já devem ser notificados, através de uma carta, ainda na primeira quinzena do mês.

 

O trabalhador que receber a notificação deve entrar no portal meu.inss.gov.br para ter acesso a informações como o tempo de contribuição, a média salarial calculada e o valor final do benefício. É através desse portal que ele poderá decidir se aceita ou não a aposentadoria.

 

O vereador e especialista em Direito Previdenciário, Fernando Rigon, contou que o INSS já havia facilitado a concessão para aposentadoria por idade. Agora a vantagem será para aquelas pessoas que hoje não tem ideia de quanto tempo já contribuíram e se já têm o direito de se aposentar.

 

Explicou que o encaminhamento digital também vai facilitar o serviço dos funcionários do INSS que passarão a trabalhar somente na análise dos dados e não mais no lançamento. Frisou que tudo isso visa viabilizar e agilizar o atendimento ao segurado.

 

As novas regras do INSS não valerão para segurados especiais, como agricultor familiar, pescador artesanal e indígena.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Tchê Liga

com Lucas Brasil

Segunda-Feira

das 05:00 às 07:00

ouça ao vivo

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas