Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 14/02/2018 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Horário Brasileiro de Verão termina na noite do próximo sábado e relógios devem ser atrasados uma hora

Rádio Uirapuru

Criticado por muitos e adorado por outros, o Horário Brasileiro de Verão chega ao fim na noite do próximo sábado (17). Quando o relógio marcar meia noite todos devem atrasar os ponteiros em uma hora, retornando para as 23h.

 

A medida é implementada no país visando reduzir o consumo de energia, fazendo as pessoas aproveitarem melhor a luminosidade solar. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade e o valor da conta de luz. A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931.

 

O Horário de Verão, porém, não é aplicado em todo o país. O ajuste dos relógios vale para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

Em 2017 o governo federal chegou a cogitar a permanência do Horário de Verão, diante de diversas manifestações populares e estudos de economia que apontaram índices baixos. Autoridades do setor elétrico constataram mudanças nos hábitos de consumo de energia dos brasileiros.

 

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o que mais tem influenciado o pico do consumo de energia não é mais a incidência de luz solar, e sim a temperatura. Como hoje a maioria das residências possui ar-condicionado e, no mínimo, um ventilador, a energia gasta antes com lâmpadas agora é consumida por estes aparelhos.

 

Diante disso, em decreto publicado em 15 de dezembro de 2017, o presidente Michel Temer alterou a data do início do horário de verão em 2018. A mudança que deveria começar no terceiro domingo de outubro, passa para o primeiro domingo de novembro. A data do fim do horário não foi modificada e continua valendo o terceiro domingo de fevereiro.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

A intervenção federal pode ser a saída para resolver problemas na segurança pública de todos os Estados?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas