Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Geral

Publicada em: 12/06/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Jurista afirma: projeto em que apenados pagarão custos penitenciários com trabalho esbarra na falta de estrutura de monitoramento

Rádio Uirapuru
Créditos: Reprodução/Internet
Jurista afirma: projeto em que apenados pagarão custos penitenciários com trabalho esbarra na falta de estrutura de monitoramento

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal um projeto de lei. de autoria o senador Waldemir Moka (MDB-MS), que obriga o preso a ressarcir o Estado pelos gastos com sua manutenção no presídio. O projeto prevê que o ressarcimento será obrigatório, independentemente das circunstâncias e que, se não possuir recursos próprios, o apenado pagará com trabalho.

 

De acordo com o advogado Dárcio Vieira Marques, o tema já vem há muitos anos preocupando legisladores, criminalistas e a sociedade. Isso ocorre porque o atual sistema penitenciário brasileiro não cumpre seu principal objetivo, que é ressocializar. O jurista lembrou que no Brasil já existiram as famosas colônias penais, onde os apenados tinham a oportunidade de trabalhar.

 

Para o advogado, a maior dificuldade de alteração nas leis de execuções penais é que no atual cenário não existe um número suficiente de agentes penitenciários para controlar uma população carcerária fora dos presídios. O advogado disse que não vê uma alternativa válida para colocar o sistema de pagamento em prática.

 

O projeto recebeu 16 votos favoráveis e cinco contrários, um deles do senador Humberto Costa (PT-PE). Na opinião do parlamentar, o projeto é mais um que estimula o encarceramento da população. Se não houver recurso para que seja votado em Plenário, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Troca-Troca

com Gabriela Rosa e Valdir Mello

Quinta-Feira

das 12:30 às 13:30

ouça ao vivo

Você acha que os presos devem pagar suas despesas na cadeia?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas