Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Jornada Nacional de Literatura 2017

Publicada em: 04/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Estações de Leitura chegam a sua última edição: rumo à Jornadinha

Rádio Uirapuru
Créditos: Glenda Vívian/Prefeitura
Estações de Leitura chegam a sua última edição: rumo à Jornadinha
Na manhã deste sábado (2), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton recebeu a última edição das Estações de Leitura, promovida pela Prefeitura de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo. Durante quatro sábados, as escolas da rede municipal de ensino receberam alunos e visitantes para performances e apresentações de trabalhos realizados em sala de aula, todos tendo como pano de fundo os livros dos autores que estarão presentes na 8ª Jornadinha, evento dedicado ao público infanto-juvenil e paralelo à 16ª Jornada Nacional de Literatura.
 
A preparação das escolas e o envolvimento de professores e alunos em torno dessa movimentação cultural e literária já está deixando saudades, mas o reencontro é certo durante a Jornadinha. Para Suzana Einloft, coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura do município, esta é uma movimentação que veio para ficar: “esse envolvimento certamente marcou estes alunos e professores e daqui para frente não terá como ser diferente”, avalia. De acordo com ela, participaram desta última edição, além da escola anfitriã, as escolas Santo Antônio, Romana Gobbi, Helena Salton, Arlindo de Souza Mattos, Eloy Pinheiro Machado, Benoni Rosado e Cohab Secchi.
 
“A comunidade escolar mostrou que já está preparada para a Jornada”, comenta o secretário de Educação, Edemilson Brandão. O professor considera que a participação está sendo não somente na condição de ouvinte ou leitor, mas como parte ativa: “como verdadeiros artistas, autores, intérpretes. Eles não apenas leram, eles interpretaram, eles apresentaram, eles vestiram os personagens e alteraram o ambiente da escola. Essas são as novas formas de leitura”, considera o secretário.
 
Depois de quatro edições de um movimento que em cerca de 30 anos de realização das Jornadas nunca tinha sido feito, o secretário avalia que este ano esse público se tornou realmente protagonista da Jornada Nacional de Literatura e da Jornadinha. Esse mesmo sentimento de participação é sentido pelos pais dos alunos. Viviane Barcarol, por exemplo, mãe de um aluno do 3º ano do ensino fundamental, conta do interesse do filho na leitura e desenvolvimento das atividades: “a leitura é muito importante, especialmente para as crianças e adolescentes. Meu filho já adorava ler e com essas atividades ficou ainda mais interessado”, revela.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Vai que é tua

com Lucas Brasil

Terça-Feira

das 14:35 às 16:50

ouça ao vivo



Dar esmola para moradores de rua resolve problema social?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas