Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 26/12/2016 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Programa Ecologia destaca os 25 anos do Projeto Charão

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/UPF
Programa Ecologia destaca os 25 anos do Projeto Charão

O Projeto Charão, da Universidade de Passo Fundo, tem 25 anos de luta pela preservação dos papagaios da espécie charão e pela conservação das suas áreas naturais. Esse trabalho foi tema do Programa Ecologia do último sábado (24).

 

O Projeto Charão surgiu inicialmente para investigar o desaparecimento de 15 mil papagaios-charão do Rio Grande do Sul. Eles se reuniam na Estação Ecológica de Aracuri, em Muitos Capões. A espécie migrou para a região do planalto catarinense em busca de alimento.

 

Os papagaios-charão se alimentam da semente da árvore araucária, o pinhão. Todo o ano, no mês de fevereiro, as aves migram para Santa Catarina, onde permanecem até agosto. Conforme Martinez, se o estado ampliasse para 200 mil hectares a extensão de florestas com araucárias, as aves não migrariam.

 

Martinez contou que o papagaio charão é o grande símbolo de conservação das florestas com araucárias. Ele destacou que os gaúchos têm a missão de conservar essas áreas naturais, onde vivem outras espécies como o papagaio-de-peito-roxo, cutia, paca e grimpeiro.

 

Dezembro é o mês mais crítico para a preservação dos papagaios. É nesse período que acontecem as capturas de filhotes. Conforme o Ibama, a criação de pássaros silvestres sem o devido cadastramento ou a captura deles na natureza são crimes ambientais.

 

A pena para esses casos é detenção de seis meses a um ano e multa no valor de R$ 500 a R$ 5 mil por animal irregular encontrado na posse do infrator.

 

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Troca-Troca

com Gabriela Rosa e Daniel Tecchio

Terça-Feira

das 12:30 às 13:30

ouça ao vivo



A redução da estrutura das escolas públicas pode prejudicar ainda mais o nível de ensino?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas