Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 10/01/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Passo Fundo ainda não conta com ponto de descarte de lâmpadas fluorescentes

Rádio Uirapuru

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o secretário municipal de Meio Ambiente Rubens Astolfi, esclareceu dúvidas dos ouvintes acerca do descarte correto de resíduos, que são classificados como resíduos especiais, pois não podem ser jogados fora com o lixo comum.

 

Como exemplo, as lâmpadas fluorescentes, baterias, pneus e peças contaminadas com óleo que possam ser agressivas ao meio ambiente.

 

O secretário esclarece que a destinação desses resíduos especiais deve ser de acordo com a legislação ambiental na forma de logística reversa. Passo Fundo ainda não conta com a política de logística reversa, no caso das lâmpadas fluorescentes, que através de um acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e os fabricantes, publicado em março de 2015, responsabiliza os fabricantes pelo recolhimento.

 

As pilhas e baterias funcionam no mesmo molde das lâmpadas, que devem ser devolvidas nas lojas. Algumas possuem pontos para recebem esse tipo de descarte. Já no caso dos eletroeletrônicos, Passo Fundo possui uma empresa que faz o recolhimento sem custos, onde a população pode deixar o resíduo destes eletrônico na própria Secretaria de Meio Ambiente, se for em pequena quantidade, ou através da empresa do contato direto com a empresa “Recicle”, responsável pelo recolhimento e destinação deste lixo. A “Recicle” não tem custos.

 

 

Em caso de vidros, existem associações e cooperativas do projeto Transformação, que fazem a reciclagem vidros no município. Para descarte de móveis velhos, a Secretaria de Serviços Gerais realiza o recolhimento através de agendamento, sem custos.

 

As peças de ferro de oficinas mecânicas, geralmente contaminados com óleo, deve ser feita a destinação através de empresas especializadas, pois resíduos de atividades econômicas, o município não pode fazer o recolhimento. Para descarte de pneus velhos e usados, as empresas geralmente, de acordo com Rubens, recebem de volta para reutilização, ou então devem ser levados até o Ecoponto da Prefeitura Municipal, localizado ao lado da pedreira municipal no bairro São Luiz Gonzaga.

 

Em 2016 o ecoponto recebeu cerca de 70 mil pneus, aproximadamente 750 toneladas. Quando houver dúvidas, a população pode entrar em contato com a Sec. do Meio Ambiente através do telefone 3312-9201.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Hora a Mais

com Valdir Mello

Terça-Feira

das 11:00 às 12:00

ouça ao vivo



Dar esmola para moradores de rua resolve problema social?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas