Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 05/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Para geólogo Passo Fundo precisa ter planos de contingência para evitar que população tenha problemas com as chuvas

Rádio Uirapuru
Créditos: Ouvinte
Para geólogo Passo Fundo precisa ter planos de contingência para evitar que população tenha problemas com as chuvas

O alto volume de chuvas registrado em Passo Fundo no último final de semana trouxe inúmeros transtornos à população. Em alguns pontos da cidade, como na Vera Cruz e na Vila Berthier, houve alagamentos, onde foi preciso até a remoção de algumas famílias.

 

O geólogo Luiz Paulo Fragomeni explica que as áreas baixas que foram ocupadas há muitos anos são passíveis de alagamento, como é o caso da Vila Entre Rios e da região da rodoviária, na Ângelo Preto. Isso porque antigamente para a liberação da instalação de novos empreendimentos ou de loteamentos não era preciso o licenciamento ambiental, hoje já é primordial.

 

Fragomeni conta que a Prefeitura fez um plano de macrodrenagem pluvial das bacias hidrográficas do Rio Passo Fundo e do Alto Jacuí, no qual estão previstas as áreas de alagamentos, conforme a intensidade das chuvas. Portanto, já se sabe hoje quais são os locais que podem ter transtornos.

 

O que falta ainda são planos de contingência para ações em situações de alagamentos, deslizamentos, tempestades e outros. Fragomeni ressalta que para isso é preciso estruturar melhor a Defesa Civil, de maneira que ela consiga fazer essa preparação. O geólogo frisa que também é necessário mais atividades de educação ambiental.

 

Todo ano são retiradas toneladas de lixo do Rio Passo Fundo que, com certeza, são responsáveis por diminuir a vazão do rio e agravar os problemas. Luiz Paulo Fragomeni frisa que é importante o cuidado com o meio ambiente e com a proteção dos recursos hídricos.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Terça-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas