Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 05/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Direto do Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, Uirapuru debate avanços e desafios na área do meio ambiente

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Direto do Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, Uirapuru debate avanços e desafios na área do meio ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, dia 5 de junho, a Rádio Uirapuru escolheu um dos maiores símbolos de preservação ambiental de Passo Fundo para apresentar o programa Repórter do Povo: o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. A programação da manhã foi feita ao vivo diretamente do local com a presença de autoridades e especialistas.

 

O espaço, que foi aberto à população no ano passado é fruto de um trabalho conjunto entre a sociedade civil e poderes públicos. O local antes servia de depósito de lixo e desova de veículos roubados e hoje é cartão-postal da cidade.

 

O deputado Juliano Rosso, que era vice-prefeito na época da recuperação do Banhado, contou que existia um projeto para a área de construção de campos de futebol e de quadras poliesportivas, mas que descaracterizava o banhado.

 

A prefeitura optou por elaborar uma nova proposta, preservando o meio ambiente e colocando à disposição da comunidade. O banhado é um dos ecossistemas mais ricos em termo de biodiversidade.

 

Sobre a preservação do Meio Ambiente, o geólogo Luiz Paulo Fragomeni destacou que o que está faltando hoje é uma maior conscientização da população. Ressaltou que o poder público está oferecendo a estrutura e muitos não estão sabendo aproveitar.

 

Como é o caso dos contêineres de lixo que servem para separar o seco e o orgânico e dar destino correto aos resíduos. Mesmo com esse equipamento, a população continua jogando o lixo de maneira descuidada e sem a separação adequada.

 

Fragomeni destacou que as instituições estão funcionando, a própria estrutura da Secretaria de Meio Ambiente no Banhado da Vergueiro é uma prova disso, agora é preciso a participação proativa da população.

 

O secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi disse que o cuidado com o meio ambiente e com a qualidade de vida depende muito mais das atitudes individuais do que a ação do poder público. Questões como essa vem sendo trabalhadas pela pasta através da educação ambiental e de campanhas de conscientização.

 

Astolfi ressalta que são exemplos como a da Uirapuru, com a realização do Repórter do Povo no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, que fazem a diferença.

 

O promotor Paulo da Silva Cirne frisou que o maior problema ambiental de Passo Fundo é o lixo. Do ponto de vista ambiental, o lixo é um caos porque afeta o rio, o solo, as plantas, o ar e os animais.

 

Cirne destacou que além da separação dos resíduos é preciso deixá-los em locais adequados. Ressaltou que uma cidade desenvolvida, como Passo Fundo deseja ser, não joga lixo em rua e nem em terreno baldios.

 

Para ambientalista, a luta pela preservação do meio ambiente tem que ser constante e junto à sociedade

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu durante a Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, a chamada Conferência de Estocolmo, em 1972. Para o ambientalista Paulo Cornélio, desde então houve muitas conquistas, mas é preciso de avanços mais rápidos.

 

Durante a programação especial da Uirapuru no Parque Banhado da Vergueiro, Cornélio explicou que a sociedade ainda não tem a compreensão da necessidade de estar mais envolvida nas transformações que precisam ocorrer, principalmente, a nível político, ambiental e socioeconômico.

 

Destacou que os ambientalistas e ecologistas são otimistas, mas também realistas. A luta tem que ser constante e junto à sociedade.

 

Cornélio ressaltou que os movimentos ambientais em Passo Fundo, a Agenda 21, a Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental e o Conselho Municipal do Meio Ambiente, assim como a imprensa, como é o caso da Uirapuru, que possui o programa Ecologia, têm o importante papel de abrir o debate à população, de informar os problemas reais nessa área e fazer as transformações necessárias.

 

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que a Reforma Política em andamento no Congresso vai moralizar o País?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas