Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 24/07/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Uirapuru Ecologia debate o destino correto de resíduos sólidos

Rádio Uirapuru

Um dos desafios das grandes cidades é a destinação correta do lixo produzido pela população. O descarte responsável evita efeitos negativos no meio ambiente, como a poluição de rios e do solo, e até mesmo interfere na saúde das pessoas.

 

Tema do programa Uirapuru Ecologia do último sábado, o assunto foi debatido com a presença da Coordenadora de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Kéllen Tolotti Fraga. Na oportunidade, foi reforçado a participação da comunidade na campanha de recolhimento de óleos de cozinha.

 

A iniciativa foi realizado durante um mês com 13 postos de arrecadação pela cidade, onde foram recolhidos cerca de 800 litros de óleo de cozinha. O resultado foi tão positivo que serão mantidos quatro postos, agora fixos, para que a população faça o descarte correto do material. Dentre eles está a própria Secretaria do Meio Ambiente, no Banhado da Vergueiro e a Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama), na Vila Popular.

 

A destinação correta do óleo de cozinha evita principalmente a contaminação dos recursos hídricos, já que as estações de tratamento de água e esgoto não estão preparadas para receber grandes volumes de óleos despejados diariamente pelas residências. Estima-se que, um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. E quando é despejado na pia, o óleo pode entupir os sistemas de encanamento e caixas de gordura, desencadeando também o aparecimento de baratas e ratos.

 

Kéllen Fraga explicou que a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo um trabalho de conscientização da população. Salientou que os materiais recicláveis são fonte de renda para centenas de famílias que trabalham diariamente nas cooperativas e necessitam da colaboração da população.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Vai que é tua

com Lucas Brasil

Quarta-Feira

das 14:35 às 16:50

ouça ao vivo



Você tem uma relação próxima e amorosa com o seu pai?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas