Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 31/07/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Contrato entre Prefeitura e Recibela deu início a um projeto profissional na reciclagem do lixo

Rádio Uirapuru
Créditos: Lucas Brasil/Rádio Uirapuru
Contrato entre Prefeitura e Recibela deu início a um projeto profissional na reciclagem do lixo

A Prefeitura de Passo Fundo e a Cooperativa Recibela celebraram há exatamente um mês contrato inédito que visa profissionalizar a reciclagem de lixo feita no município. No último sábado (29), o Programa Uirapuru Ecologia esteve na Central de Transbordo de Lixo, no Bairro São João, para avaliar os primeiros resultados desse contrato.

 

Pelo acordo, o município repassa mensalmente R$ 25 mil para a Recibela. A cooperativa faz a gestão desse recurso, investindo no transporte dos cooperados, limpeza, equipamentos e outras despesas que proporcionem o aumento no volume de lixo reciclado.

 

Atualmente, estima-se que apenas 2% das 150 toneladas diárias de lixo produzidas em Passo Fundo seja reaproveitado. A meta, em alguns anos, é atingir 25%. Para isso a Recibela já está aumentando o número de cooperativados, passando de 19 para 23 e com potencial para mais adesões, com uma renda mensal de aproximadamente R$ 1.300,00.

 

Segundo o presidente da Cooperativa, Nelson Ramos, em prevê será possível geral 100 postos de trabalho.

 

O secretário Rubens Astolfi avaliou como altamente positiva essa parceria. O poder público vai seguir investindo com a instalação de mais esteiras para a reciclagem e a construção de um novo galpão. Esses projetos serão implementados em 2018.

 

O presidente da Associação Botânica de Passo Fundo, o biólogo Luiz Paulo Fragomeni citou que o momento é de consolidação da reciclagem dos resíduos no município. Diz que o clima de esperança nos recicladores e nas pessoas envolvidas com esse setor cria uma expectativa de futuro muito positiva.

 

Fragomeni reafirmou a necessidade dos passo-fundenses apoiarem essa iniciativa, separando o lixo em casa e facilitando o trabalho realizado pelos cooperativados da Recibela na esteira de reciclagem.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você está satisfeito com a atuação dos vereadores de Passo Fundo neste 1º ano de mandato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas