Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 11/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Projeto de substituição de árvores que oferecem risco à população começará pela Bento Gonçalves

Rádio Uirapuru
Créditos: Arquivo PMPF
Projeto de substituição de árvores que oferecem risco à população começará pela Bento Gonçalves

O projeto Arborização Mais Segura, firmado entre a Prefeitura de Passo Fundo e a RGE, vai começar pela Rua Bento Gonçalves. A ideia é substituir as árvores que oferecem riscos à população, por espécies que convivem melhor como a rede elétrica e não demandem podas. Por ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente chega a autorizar mais de 1.000 podas e cortes no meio urbano. O convênio tem vigência de cinco anos, podendo ser renovado.

 

No programa Uirapuru Ecologia de sábado (9), o consultor de Meio Ambiente da RGE e presidente do Conselho Municipal de Arborização Urbana (Comau), Fabrício Steffens, contou que deverão ser removidas entre 150 e 200 árvores por ano. Além da substituição serão plantadas mais espécies como forma de compensação.

 

Segundo Steffens, cerca de 40 espécies nativas já estão disponíveis para o plantio, todas com, no mínimo, dois metros de altura. Elas serão plantadas com grades de proteção e com placa de identificação do projeto. Para cada local será estudado as espécies mais adequadas, podendo ser frutíferas, ornamentais ou com uma projeção de copa maior para proporcionar mais sombra.

 

Conforme indicadores da RGE, hoje a maior causa de interrupção de energia elétrica, na concessão da empresa, ou seja, 62% do volume, se dá por vegetação, tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais. São árvores que tombam sobre a rede ou galhos que causam atrito no sistema elétrico fazendo com que ocorra o desarme. Em períodos de temporal esse índice chega a 80%.

 

Steffens destacou que hoje a empresa realiza um investimento preventivo em podas de cerca de R$ 11 milhões por ano, mas o problema é resolvido de forma paliativa. Com o projeto, os recursos serão otimizados.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Vai que é tua

com Lucas Brasil

Terça-Feira

das 14:35 às 16:50

ouça ao vivo



Dar esmola para moradores de rua resolve problema social?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas