Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 21/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Ideia que deu certo: 120 kg de lixo são recolhidos mensalmente nas barreiras de contenção do Rio Passo Fundo

Rádio Uirapuru
Créditos: Ouvinte
Ideia que deu certo: 120 kg de lixo são recolhidos mensalmente nas barreiras de contenção do Rio Passo Fundo

Como acontece todo o ano, a Prefeitura está finalizando mais uma limpeza no Rio Passo Fundo e no Arroio Santo Antônio. A iniciativa busca reduzir os impactos da poluição e incentivar a preservação ambiental.

 

Os serviços são prestados pela empresa Via Norte e acontecem duas vezes ao ano. Além da limpeza, ao longo do rio foram instaladas três barreiras de contenção de resíduos. O recolhimento é feito a cada 15 dias.

 

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, são retirados, em média, 120 quilos de lixo por mês. A maioria é resíduo leve, como garrafas PETs e isopores, que poderiam ter ido para a coleta convencional realizada nos bairros.

 

Nas comunidades ribeirinhas, onde tradicionalmente ocorriam os descartes de forma irregular, como Vila Popular e Annes, foram instalados contêineres para o depósito de lixo mais pesado. São ao todo sete. Nesses locais, a limpeza é feita uma vez por semana. Por mês são recolhidas cerca de 12 toneladas de resíduos.

 

O secretário Rubens ressalta que é importante que os moradores façam o descarte correto e condicionem os seus resíduos para a coleta convencional, evitando que eles parem em terrenos baldios e em bocas de lobo.

 

A orientação para a população é que deposite o lixo mais próximo do horário do caminhão de coleta para evitar que ele se espalhe. A ação da chuva ajuda a fazer com esses resíduos parem no sistema de drenagem e posteriormente no rio.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que existe fórmula para educar uma criança?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas