Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 18/10/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

GESP participa de atividade de conscientização ambiental em Santa Catarina

Rádio Uirapuru
Créditos: Ricardo Assumpção/Tá no Mapa - Turismo Sustentável
GESP participa de atividade de conscientização ambiental em Santa Catarina

Integrante do GESP participam nos dias 14 e 15 de outubro na cidade de Praia Grande (SC) , a Faxina no Faxinal, a primeira atividade do Projeto Lixeira Sustentável que tem entre seus objetivos desenvolver ações de sensibilização, conscientização e educação ambiental, bem como mobilizar a comunidade em prol de um ambiente mais limpo e saudáve.

 

As atividades iniciaram na manhã de sábado contando com dezenas de voluntários de diversos setores da sociedade civil e do poder público como: o CDL, empresários locais, operadores de turismo, guias turísticos, patrocinadores do evento entre outros.

 

Os voluntários se dividiram em duas frentes. Enquanto um grupo descia a serra do Faxinal coletando o lixo descartado de forma irregular, o outro grupo se reuniu em frente ao Café da Serra onde realizaram um pedágio solidário visando coletar fundos para dar continuidade ao projeto. 

 

Já na tarde de domingo, na praça São Sebastião, foram realizadas diversas atividades com a participação da população de Praia Grande. Moradores e visitantes puderam prestigiar a apresentações de grupos de dança formados por crianças da comunidade. Também foi exposto todo o lixo coletado na serra do Faxinal no dia anterior.

 

Em discurso, o prefeito de Praia Grande o Sr. Henrique Maciel, destacou a importância do projeto para a qualidade de vida dos moradores assim como também para a manutenção de um dos principais atrativos para os turistas que visitam a região, a biodiversidade da natureza que cercam os canyons.

 

De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, Elisabete Zanfir, “somente juntar o lixo é paliativo, precisamos de um trabalho de conscientização, começando pelas crianças, envolvendo as escolas e a comunidade local, bem como mostrar para os turistas que nos visitam que a cidade está se preparando para bem recebê-los, tornando as ações uma mídia positiva para toda a região".

 

O gestor ambiental, empresário do setor turístico e integrante do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), Ricardo Assumpção, participou das atividades durante todo o final de semana. Ressaltou o impacto positivo que iniciativas como essa podem ter a médio e longo prazo se bem trabalhadas com a comunidade, despertando nas pessoas a sensibilização e a consciência de que na natureza os recursos são finitos e por esse motivo é tão importante dar a destinação correta a todo o lixo produzido. “Talvez reciclarmos nossas próprias ações e costumes seja o primeiro grande passo para um mundo mais sustentável e ecologicamente saudável”, destacou.

 

Os próximos passos do Projeto Lixeira Sustentável já estão sendo elaborados. O foco agora será trabalhar a educação ambiental nas escolas, desenvolvendo atividades com os alunos do ensino público visando despertar neles a consciência das boas práticas ambiental como a separação do lixo dentro de casa e o descarte correto nas lixeiras das calçadas e praças da cidade.  

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas