Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 06/11/2017 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Uirapuru Ecologia: Associação de Recicladores Esperança da Vitória recicla em média 8 mil kg de materiais por mês

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Uirapuru Ecologia: Associação de Recicladores Esperança da Vitória recicla em média 8 mil kg de materiais por mês

O “Uirapuru Ecologia” do último sábado (4) foi especial. Saiu dos estúdios e foi até a Associação de Recicladores Esperança da Vitória (AREVI), na Vila Bom Jesus. Essa foi a quarta associação a receber a Rádio Uirapuru.

 

O objetivo é debater os desafios da destinação correta de lixo produzido na cidade, a importância da coleta seletiva e a ampliação da reciclagem e diminuição de custos com o transbordo do lixo para o aterro sanitário de Minas do Leão.

 

Outro ponto fundamental é o papel dos trabalhadores da AREVI como agentes recicladores que, além de contribuírem para o meio ambiente, ainda orientam a população quanto à separação dos resíduos. A Associação de Recicladores Esperança da Vitória faz parte do Projeto TransformAção que luta, diariamente, para que os cooperados tenham condições dignas de trabalho.

 

A cooperativa iniciou as atividades em Passo Fundo no ano de 1997 e hoje conta com seis recicladores. O monitor da cooperativa e integrante do projeto Transformação, Jackson Kunz, revelou que por mês em media são reciclados 8 mil kg de resíduos.

 

A meta, segundo ele, é aumentar esse número, já que quanto mais materiais forem reaproveitados, maior também é a renda das recicladoras.

 

O geólogo Luiz Paulo Fragomeni explicou que a sociedade precisa entender que separar o lixo e contribuir com as cooperativas de reciclagem, além de ser uma boa ação para o meio ambiente, também representa uma economia para os cofres públicos.

 

Uma vez que toneladas de lixo podem ser reaproveitadas no próprio município.

 

Participando também do programa, o engenheiro agrônomo João Vicente Fragomeni chamou atenção para educação familiar, que começa desde a separação do seu próprio lixo, até as ações das pessoas com relação a preservação do meio ambiente.

 

Uma das coordenadoras da recicladora, Madalena Teodoro da Silva destacou que a AREVI possui um caminhão que realiza o recolhimento nas residências e nos estabelecimentos comerciais.

 

O veículo funciona de segunda a sexta-feira, sendo que o chamado para grandes quantidades de resíduos podem ser feitos pelo telefone 54 9 9919-7454.



Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Troca-Troca

com Gabriela Rosa e Valdir Mello

Quinta-Feira

das 12:30 às 13:30

ouça ao vivo



Você concorda com a legalização dos jogos de azar no Brasil?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas