Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 30/01/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

GESP participa de atividade no Quilombo da Arvinha

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/GESP
GESP participa de atividade no Quilombo da Arvinha

"Uma atividade muito interessante". Esta é a afirmativa dos integrantes do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) que participaram no final do ano de 2017, com os integrantes do Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural ambiental, histórico-cultural, econômico e político da Universidade de Passo Fundo/UPF do 3º Encontro de Comunidades Quilombolas de Sertão.



O Grupo visitou o Quilombo da Arvinha, interior do município de Sertão, onde foram entrevistados os moradores sobre a sua história, suas relações sociais, econômicas e o seu olhar ambiental da região em relação aos recursos hídricos.



Conforme o INCRA "comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana – que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.


Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas." O município de Sertão possui dois quilombos reconhecidos legalmente, os Quilombos Arvinha e Mormaça. Na comunidade de Arvinha, foi realizado o 3º Encontro de Comunidades Quilombolas organizado pela Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, com o apoio Arquidiocese de Passo Fundo, da Emater, do Instituto Federal de Sertão, Grupo de Capoeira Angola Liberdade e Casa Grande, juntamente a Comunidade Quilombola de Arvinha, que recepcionou a Comunidade Quilombola de Mormaça, os grupos organizados da Cáritas e o Projeto Rio Passo Fundo.



A inserção das comunidades quilombolas no Projeto Rio Passo Fundo, engrandece a proposta, com a representatividade dos povos que compõem a cultura de relações com o Rio. Este projeto é patrocinado pela Caixa Econômica Federal e o GESP é apoiador.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que o uso de celulares deve ser proibido nas escolas?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas