Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 21/03/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Uso racional dos recursos hídricos é tema de palestra para estudantes

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Uso racional dos recursos hídricos é tema de palestra para estudantes

Nesta quinta-feira, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Para lembrar a importância desse recurso natural tão essencial para a vida das espécies, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo recebeu alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonino Xavier para uma palestra. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (21) nas dependências da secretaria, fazendo parte das atividades do Núcleo de Educação Ambiental.


Na atividade, os alunos do nono ano puderam aprender mais sobre o uso racional dos recursos hídricos, na palestra ministrada pela bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Kéllen Tolliti Fraga. Dentre os temas abordados pela bióloga, foram tratadas questões relacionadas ao rio Passo Fundo, tais como qualidade, manutenção da biodiversidade, economia, tratamento e abastecimento.

Informações importantes


Atualmente, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem, incluindo o esgoto caseiro, são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas. Até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%.

A agricultura é responsável por 70% do consumo de recursos hídricos, sendo que a maior parte vai para a irrigação das plantações. A participação do setor agrícola aumenta em áreas com maior densidade populacional e falta d’água. O campo é seguido pela indústria, que responde por 20% da água utilizada em atividades humanas. O uso doméstico representa apenas 10% do consumo total, e a proporção de água potável que é bebida pela população equivale a menos de 1%.

 

*Organização das Nações Unidas – ONU

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acredita que lei mais rigorosa para motorista bêbado que matar no trânsito vai reduzir a violência?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas