Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 05/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Projeto Coleta Seletiva Solidária chega à Vila Rodrigues

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Prefeitura
Projeto Coleta Seletiva Solidária chega à Vila Rodrigues

Nesta semana os moradores da Vila Rodrigues começaram a receber alguns panfletos explicativos sobre separação do lixo. Isso porque a região vai começar a participar das ações do projeto Coleta Seletiva Solidária: Resíduos Recicláveis, desenvolvido pela Prefeitura de Passo Fundo através da Secretaria de Meio Ambiente. Dentro deste projeto, a coleta seletiva é realizada diretamente pelas cooperativas de recicladores, que têm dia e horário diferenciados para fazer este recolhimento.


A distribuição dos panfletos faz parte do trabalho de educação ambiental realizado no bairro com o objetivo de orientar os moradores sobre como separar adequadamente o lixo. Esta atividade contou com a colaboração dos alunos do Colégio Tiradentes, que percorreram todas as ruas orientando a população e que neste domingo, dia 8 de abril, das 15h às 16h, estarão na praça Capitão Jovino (em frente a igreja Santa Terezinha) para esclarecer dúvidas dos moradores. Com isso, a partir de segunda-feira, dia 9 de abril, a Coama começa a fazer o recolhimento todas as segundas e quintas-feiras, às 8h.


O trabalho na vila Rodrigues é um pouco diferenciado, pois conta também com o projeto Meu Bairro Mais Sustentável, promovido pela Una Construtora, e que também conta com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, além de ter apoio da Igreja Santa Teresinha, Imed, Colégio Notre Dame Menino Jesus, Colégio Tiradentes, Comercial Zaffari, Coama, Socrebe, Ifibe e Projeto TransformAção. O Meu Bairro Mais Sustentável, dentre outras ações, promove a conscientização sobre a correta separação e destinação de resídios domiciliares na comunidade, especialmente nos empreendimentos da construtora.


Conforme Cristiano Basso, da Una Construtora, o objetivo da empresa com o projeto é, além de auxiliar na melhoria do serviço de coleta seletiva, beneficiar as cooperativas que trabalham com este material. “Estamos fazendo ainda um trabalho de orientação dos moradores para conservação das calçadas, especialmente na limpeza. A ideia é transformar o bairro num exemplo não só se um bairro sustentável conceitualmente, mas também de conscientização”, afirma.


Este trabalho visa conscientizar e sensibilizar a comunidade de Passo Fundo em separar os seus resíduos e destina-los adequadamente. “A coleta seletiva dos resíduos promove benefícios que vão além dos já previstos para a esfera do meio ambiente. Promovem benefícios tanto no meio ambiente, como econômicos e benefícios sociais”, salienta o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi.


Muito além da coleta


Para chegar ao objetivo de tornar o bairro um modelo no quesito de sustentabilidade, serão instaladas 35 lixeiras/papeleiras nos bairros públicos, especialmente em torno da praça. Ação esta que será desempenhada pela Una Construtora. A ideia é que além de cuidar do lixo produzido nas residências, as ruas tenham o local adequado para conservação dos materiais descartados, tanto por quem mora nas redondezas como quem visita o bairro.

Pelos bairros


Além da vial Rodrigues, outros bairros de Passo Fundo em breve começarão a ter a coleta seletiva realizada diretamente pelas cooperativas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, na próxima semana os bairros Menino Deus, Cohab Sechi e Santo Afonso terão o início do trabalho de educação ambiental. Nesta região, a parceria da secretaria é com a Fasurgs, Associação dos Moradores da Cohab Sechi e Instituto Redentorista Menino Deus. A coleta nesta região ficará com a Cootraempo, que passará nos bairros a partir do dia 16 de abril, nas segundas e sextas-feiras no turno da manhã.

Coleta de resíduos orgânicos continua igual


O início dessas ações de coleta seletiva não irá interferir na coleta de resíduos orgânicos realizados pela empresa Via Norte. Não haverá alteração de horário ou dias da semana.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Vai que é tua

com Lucas Brasil

Terça-Feira

das 14:35 às 16:50

ouça ao vivo



Você acredita que lei mais rigorosa para motorista bêbado que matar no trânsito vai reduzir a violência?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas