Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 23/05/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Inicia funcionamento do Parque de Geração Solar Fotovoltaica da UPF

Produção de energia renovável implementada pela UPF tem 750 m² e conta com 54 painéis fotovoltaicos

Rádio Uirapuru
Créditos: Gelsoli Casagrande
Inicia funcionamento do Parque de Geração Solar Fotovoltaica da UPF

O Parque de Geração Solar Fotovoltaica da Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma realidade. A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, homologou na quarta-feira, 16 de maio, o funcionamento do Parque. A produção de energia renovável implementada pela UPF esta alocada em uma área de 750 m² e conta com 54 painéis fotovoltaicos posicionados em estruturas fixas no solo, com potência total de 17,55 KWp.

 

Todos os pré-requisitos necessários para o funcionamento foram atendidos. “O Parque está oficialmente em funcionamento, gerando energia. Fizemos os testes prévios e, nesta quarta-feira, a RGE realizou a fiscalização aprovando o projeto. A RGE, responsável pelo nosso fornecimento de energia, avalia, quantifica e autoriza qualquer tipo de geração de energia elétrica paralela ao sistema da concessionária”, explicou o engenheiro da UPF, Rangel Casanova Daneli.

 

São dois conjuntos, de 30 e 24 módulos, dispostos na orientação norte, obtendo o melhor índice de incidência solar na superfície dos painéis fotovoltaicos. O Parque é uma realização da Divisão de Infraestrutura e Logística da UPF, por meio dos Setores Sistemas Elétricos, Engenharia e Projetos, Saneamento Ambiental, Manutenção Predial e Ajardinamento, juntamente com o grupo de Extensão Green Energy, do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear). O projeto conta também com participação da empresa multinacional do ramo elétrico WEG e outros apoiadores.

 

Cada painel fotovoltaico tem dimensão de 2 metros de altura e 1 metro de largura, obtendo a potência máxima de 330Wp/módulo. A superfície total de captação da energia do sol será de 108 m², com geração de energia de até 2300 KWh/mês. O sistema é capaz de fornecer energia para 15 residências, levando em consideração o consumo médio de 152 KWh por moradia.

 

O Parque é referência no Norte do Estado. “Além de geração própria de energia, o Parque de Geração Solar Fotovoltaica significa muito para a Universidade. Ele se torna um ponto de referência para a comunidade acadêmica e em geral, proporcionando a difusão de conhecimento sobre a tecnologia fotovoltaica. Há uma carência de informações sobre esse tipo de tecnologia na região. O Projeto é um referencial teórico, prático e palpável, por isso escolhemos instalar em solo, para facilitar o acesso aos sistemas de captação, preparação e injeção da energia na rede elétrica. O sistema é todo automático, com acompanhamento remoto realizado via aplicativo e software”, destaca Daneli.

 

O engenheiro enfatiza que o Parque Solar Fotovoltaico contempla a primeira etapa do Complexo de Energias Renováveis UPF. “Temos projeções futuras de extensão a Energia Eólica e conceitos de construções sustentáveis, bem como tecnologias que visem à Eficiência Energética e ao uso consciente de recursos renováveis para o consumo”, ressaltou.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Terça-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

Você acha que a imprudência dos motoristas é a causa dos acidentes na ERS 324, entre Passo Fundo e Marau?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas