Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 13/06/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Gestão Ambiental da UPF é destaque e modelo em preservação

Rádio Uirapuru
Créditos: Mateus Leal/Rádio Uirapuru
Gestão Ambiental da UPF é destaque e modelo em preservação

O uso desenfreado dos bens naturais e a destinação de resíduos em locais inadequados são, hoje, grandes causas dos problemas ambientais. Apesar de não ser possível acabar com o impacto gerado pelos seres humanos, é possível diminuí-lo se cada indivíduo fazer a sua parte.

 

Dando sequência ao ciclo de debates sobre a preservação do Meio Ambiente, a Gestão Ambiental da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi tema do programa Uirapuru Ecologia de sábado (9). Através de oficinas, subprojetos, formação de gestores e alunos e ações em todas as unidades, o Centro de Ciências e Tecnologia Ambientais (CCTAM) da UPF busca sensibilizar a comunidade acadêmica para a segregação adequada dos resíduos.

 

A universidade recebe entorno de 15 mil pessoas por dia e a cada quatro ou cinco anos a comunidade estudantil se renova, por isso a necessidade de um projeto de conscientização contínuo. A bióloga do CCTAM, Carla Tedesco, explicou que a instituição como formadora deve sempre dar o exemplo. Frisou que o programa de conscientização é vinculado à responsabilidade social universitária.

 

A química Maritânia Morgan Pavan, do Setor de Saneamento Ambiental, explicou que a unidade é responsável pelo gerenciamento diário e contínuo da gestão de resíduos dentro da instituição, sendo eles recicláveis, não-recicláveis, líquidos químico e sólido, lâmpadas, pilha e baterias. No entanto, cada unidade acadêmica tem o papel de segregar e acondicionar os resíduos adequadamente para que o setor faça a coleta e a destinação para as empresas devidamente licenciadas.

 

Os recicláveis são recolhidos pela Cooperativa de Trabalho Amigos do Meio Ambiente (Coama) e os orgânicos pela Codepas. Maritânia destacou que a UPF oferece todas as oportunidades para que as pessoas se conscientizem, com lixeiras e sacos de cores diferentes e contêineres para a separação correta dos materiais. A ideia é que elas também transmitam o conhecimento e aprendizado para a família e vizinhança.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que os presos devem pagar suas despesas na cadeia?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas