Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Meio Ambiente

Publicada em: 20/09/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Renovável e limpa, demanda por energia solar aumenta em Passo Fundo

Rádio Uirapuru
Créditos: Gabriel Nunes/Rádio Uirapuru
Renovável e limpa, demanda por energia solar aumenta em Passo Fundo

Desde dezembro de 2012 empresas e residências de todo país podem produzir eletricidade a partir de fontes renováveis, como luz solar, conectando o sistema de energia solar na rede elétrica. A demanda por esse tipo de energia, que na Europa já é um sucesso, vem crescendo em Passo Fundo. O tema foi abordado no último programa Uirapuru Ecologia.

 

O proprietário da empresa Eletro Aurora Soluções Corporativas, Lierson Schimidt, explicou que por ser limpa, a energia fotovoltaica, como é chamada, contribui com o meio ambiente, reduzindo a emissão de CO2. Ela não possui impacto ambiental como os combustíveis fósseis. Schimidt destacou que dois fatores são responsáveis pela energia fotovoltaica fluir: temperatura e insolação.

 

No caso da temperatura, a região tem uma vantagem, quando ela está baixa o painel têm uma eficiência melhor. Já em relação a insolação, temos uma sazonalidade, no inverno acaba sendo gerado menos energia e no verão mais.

 

Schimidt disse que o retorno do investimento é de, em média, cinco anos. Mas, por meio de uma parceria com a Sicredi, a Eletro Aurora Soluções Corporativas vem facilitando o acesso dos clientes à energia renovável.

 

A cooperativa financia sistemas em 96 meses, com juros atrativos, no qual o cliente consegue praticamente trocar as contas de energia pelas parcelas do financiamento, sendo que depois de quitá-las terá mais 20 ou 30 anos de energia limpa, eficaz e gratuita.

 

O consultor da empresa, Marcelo Jacobs, disse que os interessados devem entrar em contato com a Eletro Aurora Soluções Corporativas pelo 3045-2605.

 

A partir da conta de luz, considerando que cada cliente tem a sua particularidade de valor de tarifa, a empresa irá dimensionar o projeto. Ela vai até o local fazer uma vistoria técnica, onde serão conferidas a viabilidade do telhado e a sua posição, para então apresentar uma proposta.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Quinta-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

Você acha que crianças deveriam brincar como antigamente?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas