Projeto Jardins de Mel de Passo Fundo é apresentado no programa Uirapuru Ecologia

Créditos: Mateus Leal/Rádio Uirapuru

Um grupo de criadores de abelhas nativas sem ferrão quer implementar em Passo Fundo o projeto “Jardins de Mel”. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos de regulação e equilíbrio do planeta prestados pelas abelhas nativas. Elas são responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. Há mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão espalhadas pelo Brasil, 24 são nativas do Rio Grande do Sul. Essa espécie de abelhas está desaparecendo devido aos desmatamentos, queimadas, meeiros sem instrução e inseticidas e herbicidas aplicados em horário de pico de abelhas.

Participando do Uirapuru Ecologia do último sábado (05), o idealizador do projeto e presidente da Associação de Meliponicultores do Planalto Médio Rio Grande do sul – Ameplan/RS, Carlos Alberto Pizzato, disse que a ideia é começar pelo Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. A proposta já está sendo discutida com a Secretaria do Meio Ambiente.

O projeto “Jardim de Mel” prevê colmeias e material visual, com informação, textos e fotos sobre a espécie contida ali. Serão usadas somente abelhas sem ferrão, da biodiversidade local. As colmeias serão protegidas, mas abertas, desta maneira, os insetos poderão ir e vir para polinizar a mata nativa da região. As abelhas voam em um raio de até 2 quilômetros. Pizzato destacou que a finalidade é desmistificar que toda a abelha faz mal. O projeto já vem dando certo em Curitiba, onde foi implantado no Parque Barigui e no Jardim Botânico.

Participaram do programa ainda os criadores Andrei Niemer e Osvaldo Lima, que são parceiros do projeto.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas