Política de logística reversa das embalagens vazias de agrotóxico não está acontecendo em Passo Fundo

Na noite da última quinta-feira (25) aconteceu um debate na Câmara de Vereadores sobre o Colapso da Logística Reversa das Embalagens vazias de agrotóxicos. O evento foi organizado pela Acisa, Sindicato Rural e Câmara. De acordo com a diretora da Simbalagens, Sandra Rodrigues, a discussão é importante pois o sistema da logística reversa não está operando em Passo Fundo, deixando os agricultores em uma situação muito difícil.

Sandra explica que todo o comércio de defensivos agrícolas tem a obrigação do retorno do vasilhame do produto para uma unidade de recebimento. As revendas precisam estar credenciada na secretaria da agricultura e na Fepam para ser um depósito. A diretora conta que os produtores de mais de 200 municípios estão sem um local para devolver as embalagens usadas.

De acordo com o presidente da Acisa, Evandro Silva, o Sindicato Rural procurou a entidade para tratar de uma demanda que vem ocorrendo no município, onde produtores que precisam devolver as embalagens vazias de agrotóxico estão sem um local para fazer isso. Os agricultores estão com as embalagens nas propriedades e correm risco de até mesmo serem multados. Desse modo, o debate buscou encontrar uma solução para esse problema.

O promotor de Justiça, Paulo Cirne explica que a empresa Simbalagens que fazia o recolhimento das embalagens vazias está impedida de continuar com o trabalho devido a irregularidades. Sendo assim, a empresa perdeu a licença junto a Fepam e desde então o serviço está paralisado.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas