Morre, Maria de Lourdes Lângaro Markus, esposa do saudoso Dr. Bruno Markus, diretor-fundador da Uirapuru

Créditos: Arquivo Rádio Uirapuru

Maria de Lourdes Lângaro Markus, 87 anos, esposa do diretor-fundador da Rádio Uirapuru, Bruno Edmundo Markus (in memoriam), faleceu neste sábado, dia 28, às 18h, no Hospital da Cidade, em Passo Fundo, em decorrência de uma forte pneumonia.

Natural de Passo Fundo, nascida em 1º de agosto de 1926, Maria de Lourdes era filha do Cel. Arthur Lângaro e de Dejanira Lângaro. Segundo o apresentador JG, Maria de Lourdes era uma referência dos “Lângaros” na cidade, principalmente nas décadas de 40 e 50, pois tratam-se de pessoas que escreveram o seu nome na história do desenvolvimento de Passo Fundo, assim como na educação e na sociedade passo-fundense.

Em 20 de outubro de 1951, casou-se com Bruno Edmundo Markus, e desde então, por quase 60 anos, não deixou de acompanhar a trajetória do marido, incentivando na fundação da Universidade de Passo Fundo e da Rádio Uirapuru. Maria de Lourdes por muitos anos foi professora particular de inglês e também lecionou no Colégio Bom Conselho e na Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves. Além disso, participou ativamente das atividades na sociedade, inclusive sendo Rainha no Clube Comercial.

Ela deixa os filhos Arthur Augusto e Margareth, diretora da Rádio Uirapuru, além dos netos Arthur Augusto, Júlio e Thayanna, e a bisneta Isabela. Para a filha, Margareth Markus, dona Maria de Lourdes era uma pessoa que transmitia paz, alegria, gostava de brincar e por onde passava sempre recebia o carinho de muitas pessoas. Como professora de inglês, tornava as aulas mais atrativas, inclusive com a introdução de música e dança.

Para JG, ela deixa ensinamentos, não somente como descendente de uma das famílias mais tradicionais da cidade, mas, também deixa muitas marcas na sociedade como benevolente, como uma mulher que juntamente com o seu marido participou ativamente na vida desta cidade.

Maria de Lourdes Lângaro Markus está velada na Capela “C” do Memorial Vera Cruz até às 18h, quando o corpo será transladado para o Crematório Metropolitano, em Porto Alegre.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas