Passo Fundo perde Dirceu Gassen, um dos maiores pesquisadores da agricultura brasileira, aos 65 anos

Créditos: Reprodução/Internet

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (03) em Passo Fundo o pesquisador Dirceu Gassen, um dos mais entusiasmados e dinâmicos profissionais da agricultura brasileira.

 

A notícia surpreende e entristece uma legião de alunos, colegas e admiradores do homem que dedicou grande parte da vida a compartilhar o vasto conhecimento acumulado em anos de pesquisas. 

 

Preocupado com o produtor rural, era um entusiasta da criação de grupos de discussões para melhorar o manejo no campo e aumentar a produtividade agrícola, onde contribuía de modo generoso com seu conhecimento e experiência.

 

Em seu perfil em rede social, acumulou nada menos que 42 mil seguidores. Com enorme talento para a fotografia, tinha habilidades e sensibilidade impares para flagrar insetos e plantas. Colaborador assíduo e um dos mais antigos de Cultivar, por longos anos cedeu imagens para ilustrar inúmeros artigos e capas.

 

De trato fácil, alegre e sempre disposto a compartilhar deixa uma lacuna enorme. “Cada indivíduo dedica tempo, energia, conhecimento.. para cultivar a paz, desenvolver o bem… de acordo com o caráter e valores que têm…”, publicou em rede social na última quinta-feira (30), junto a uma de suas belas imagens, uma lavoura de cevada, na região central da Alemanha, infestada com papoulas nativas.

 

O velório acontece hoje no Memorial da Paz, aqui no município.

 

Currículo

 

De acordo com o site do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), entidade de que fazia parte desde 2011, Dirceu Gassen formou-se  Engenheiro Agronômo pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 1977.

 

Tornou-se Mestre em Agronomia na Área de Fitotecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1980.

 

Estudou pragas de solo na Nova Zelândia. Cursou Controle Biológico de pragas nos Estados Unidos.

 

Experiência Profissional

– Pesquisador em manejo integrado de pragas de fruteiras, EMPASC, Caçador, SC. 1979-81;
– Pesquisador em manejo integrado de pragas de trigo, insetor de solo e controle biológico de pragas na Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS, desde 1981;
– Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretária da Agricultura e Abastecimento do RS. Porto Alegre, RS. 1995-97;
– Gestor da área técnica da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto Ltda, desde julho 2000;
– Editor técnico da Revista Plantio Direto;
– Sócio da empresa Vértice Agrícola – Agricultura de precisão;
– Mais de 200 públicações relacionadas à proteção de plantas, plantio direto e evolução na agricultura;
– Livros publicados nas Áreas de pragas, controle biológico e plantio direto;
– Visitou e ministrou palestras sobre agricultura, plantio direto e manejo de pragas em 22 países;

 

*Cultivar

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas