Município e Estado firmam parceria e garantem escola de ensino médio no bairro Zachia

Créditos: Divulgação/PMPF

A partir de fevereiro a comunidade do bairro Zachia passará a contar com uma escola de ensino médio. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Passo Fundo e do Estado, com o objetivo de diminuir a evasão escolar e o índice de violência entre jovens.

Em um primeiro momento a escola funcionará nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho, no turno da noite. “Não temos ensino médio nas proximidades do Zachia e muitos alunos saem do 9º ano e precisam buscar escolas em outros lugares. O Zachia tem cerca de 7 mil moradores, além da redondeza. Isso soluciona dois dos principais problemas: a evasão escolar alta e a violência que ocorre principalmente entre os jovens. A parceria impacta diretamente na qualidade do nosso ensino”, destaca o secretário de Educação, Edemilson Brandão.

O índice de evasão do ensino médio no município fica entre 30% e 35%. Futuramente, a intenção é de que o Estado busque recursos para construir uma sede nova para a escola de ensino médio no Zachia.

Para o coordenador de 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Elton Luiz de Marchi, “a medida regulariza o ensino ali e ajuda a contornar as dificuldades encontradas para que os alunos permanecem estudando”, ressalta. Segundo ele, o quadro funcional será montado até o final de janeiro.

Matrículas

As matrículas seguem até o dia 25 de janeiro e podem ser feitas na Central de Matrículas do Estado, localizada no Sine, ou na própria escola. Automaticamente, os alunos que saem do 9º ano já são encaminhados para seguir os estudos do ensino médio no bairro.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas