Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Polêmica

Publicada em: 22/05/2016 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Demarcações indígenas: debate ocorrerá na Assembleia Legislativa

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Demarcações indígenas: debate ocorrerá na Assembleia Legislativa
Protesto indígena em Passo Fundo

Recentemente o Funai concluiu o estudo que confirmou como terra indígena área de aproximadamente 3 mil hectares no vizinho município de Mato Castelhano. Se o processo tiver sequência e for homologado pelo Governo Federal, 92 propriedades deverão ser desapropriadas em favor dos indígenas caigangues que vivem acampados há anos nas margens da BR 285.

 

Centenas de famílias de agricultores serão diretamente atingidas e deverão buscar outro local para se instalar. Esse será um dos assuntos abordados durante Audiência Pública que acontecerá na segunda-feira (23), às 13h30, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

 

De acordo com o deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB), coordenador da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Demarcações de Áreas Indígenas – Em Defesa dos Agricultores, o objetivo é ouvir as partes envolvidas nos processos de demarcações e encontrar alternativas. 

 

Explica que a região Norte do Rio Grande do Sul é a mais atingida, com 38 ações de demarcação em andamento. Zanchin alerta que cerca de 30 mil famílias podem perder suas terras. O parlamentar afirma que esse processo produz situações de tensão, divisões sociais e instabilidade.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sábado

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas