Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Polícia

Publicada em: 17/05/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Operação de combate à pedofilia prende 132 pessoas em flagrante

Rádio Uirapuru
Créditos: Agência Brasil
Operação de combate à pedofilia prende 132 pessoas em flagrante

O Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) deflagrou hoje (17) a Operação Luz na Infância 2. Cerca de 2,6 mil policiais civis cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

 

De acordo com nota do ministério, suspeitos já estão sendo presos em flagrante. Os alvos foram identificados por meio de material obtido em ambientes virtuais. De acordo com os investigadores, esse material representa “indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva”.

 

A operação está sendo deflagrada em parceria com as Polícias Civis do Distrito Federal e de 24 estados, inclusive Rio Grande do Sul. No estado são cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em 23 cidades. Sete pessoas foram presas até o momento.

 

O trabalho realizado pela Polícia Civil gaúcha visa a apreensão de computadores e dispositivos eletrônicos onde podem estar armazenados conteúdos de pornografia infantil, que possibilitem a prisão e indiciamento de criminosos.

 

A ação conduzida nesta quinta é a maior investigação contra pronografia infantil e combate aos crimes contra dignidade sexual de crianças e de adolescentes no país. De acordo com a polícia, foi utilizada tecnologia e integração de informações.

 

Ao todo, 200 policiais participam da ação, que conta ainda com o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

 

A operação é conduzida nas seguintes cidades gaúchas:

 

- Porto Alegre
- Bento Gonçalves
- Caxias do Sul
- Caçapava do Sul
- Carazinho
- Pelotas
- São Lourenço do Sul
- Uruguaiana
- Santa Maria
- Santiago
- Taquara
- São Jerônimo
- Cachoeirinha
- Campo bom
- Canoas
- Esteio
- Novo Hamburgo
- São Leopoldo
- Sapucaia do Sul
- Sapiranga
- Viamão
- Alvorada
- Guaíba

 

Atualização

 

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que mais de 1 milhão de arquivos (entre fotos, vídeos e outros documentos obtidos em ambientes virtuais) com conteúdos relacionados a crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes foram analisados antes da deflagração da Operação Luz na Infância 2, ocorrida hoje (17).

 

Segundo ele, os 579 mandados de busca e apreensão já resultaram em 132 prisões em flagrante. A operação é realizada em 284 cidades, abrangendo o Distrito Federal e mais 24 estados.

 

O coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, Alessandro Barreto, disse que a operação tem como foco encontrar pessoas que tenham grande quantidade de material. “Só uma pessoa na Região Sudeste foi encontrada com mais de 200 mil arquivos desse tipo”, disse Barreto. A pessoa encontrada com o menor número de documentos tinha, sozinha, 150 arquivos.

 

Segundo Jungmann, essa é a maior ação integrada de polícias judiciárias civis em todo o Brasil.

 

A Operação Luz na Infância 2 conta com 2,6 mil policiais civis que cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

 

*Agência Brasil e G1 RS

 

Fotos: Polícia Civil/Divulgação

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Quarta-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

Você acha que a Assembleia Legislativa deve autorizar o governo a ouvir a população sobre a venda de estatais?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas