Nesta terça-feira (04), uma megaoperação contra facções criminosas está sendo coordenada pelo Ministério Público em 15 estados brasileiros. Em Passo Fundo há um mandado, que até o momento não foi cumprido, e a pessoa denunciada está foragida.
A ação, denominada “Operação Encarcerados”, tem 266 mandados de prisão e outros 203 de busca e apreensão a cumprir em 15 estados do Brasil e é realizada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas do MP.
Além do Rio Grande do Sul, os agentes estão em Santa Catarina, Paraná, Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
De acordo com o MP, um dos focos principais da operação é o combate à facção Primeiro Comando da Capital (PCC), com o objetivo de identificar e prender lideranças espalhadas por diversos locais do Brasil. A investigação também foca na organização, integração de lideranças, gestão de recursos e expansão do PCC.
Durante o acompanhamento, além da identificação das lideranças, foram obtidas informações acerca de diversos crimes praticados pelo grupo criminoso.
Além do PCC, também são alvos da operação os grupos Comando Vermelho (CV), Terceiro Comando Puro (TCP), Amigo dos Amigos (Ada), Primeiro Comando de Vitória (PCV) e a paraibana Okaida RB.
*GaúchaZH