Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Política

Publicada em: 05/10/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Movimento O Sul é meu país realiza consulta sobre separação do Estado nesse sábado em Passo Fundo

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/O Alvoradense
Movimento O Sul é meu país realiza consulta sobre separação do Estado nesse sábado em Passo Fundo

O movimento “O Sul é meu País” vai realizar no próximo sábado (7) uma consulta popular sobre a separação do Sul do Brasil. Em Passo Fundo serão disponibilizadas 10 urnas. Elas ficarão em seis paradas do Centro (UPF, Teatro Múcio de Castro, Banco do Brasil, Clube Comercial e Praça Tochetto), em frente ao Correio, monumento do Parque da Gare, Mercado Pasqualotto, na Vera Cruz, Zaffari e Compre Bem, na São Cristóvão. A consulta ocorre das 8h às 19h.

 

Os participantes responderão sim ou não à pergunta: você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente? No ano passado, mais de 5 mil passo-fundenses responderam sim e mais de 200 não. A expectativa para essa edição é de 8 mil votos favoráveis. O movimento espera alcançar o apoio de um total de 1 milhão e 500 mil pessoas em toda a região Sul.

 

Para votar é preciso ter mais de 16 anos e apresentar a carteira de identidade. O plebiscito não tem valor legal, mas a ideia é mostrar que um percentual da população, que cresce cada vez mais, principalmente impulsionado pela crise política e econômica, deseja a independência.

 

Um dos organizadores do movimento na cidade, Eliseu Vainer do Prado Porto, explica que os dados serão entregues a um órgão vinculado à ONU, para que eles vejam que no Sul existe um povo que quer uma separação pacífica. Ressalta que a independência vai trazer benefícios econômicos para os três estados.

 

Conforme o Portal de Transparência do governo Federal, no ano passado, a região Sul mandou R$ 170 bilhões para Brasília, sendo que voltaram um pouco mais de R$ 30 bilhões. Ressaltou que com a medida, o Rio Grande do Sul já poderia ter pago a sua dívida com a União.

 

Durante o plebiscito, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um processo oficial em 2018 sobre o assunto. Para isso, será exigido o título eleitoral.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que existe fórmula para educar uma criança?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas